Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

Informativo - Vereador Evinha Oliveira

30/11/2022

Comissão de Saúde da Câmara visita nova gestora do Hospital Municipal

Por Assessoria parlamentar/Evinha Oliveira.

PAULO AFONSO - Os vereadores membros da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Jean Roubert (PSD), Marconi Daniel (PV) e Evinha (Solidariedade), visitaram esta manhã, a nova gestora do Hospital Municipal - agora Hospital Regional - Obra Social Irmã Dulce (OSID).
A Comissão foi recebida pelas coordenadoras administrativa e de enfermagem, Diane Almeida e Simone Teixeira, respectivamente, para uma conversa esclarecedora acerca do novo perfil do Hospital que, segundo os vereadores, não está sendo compreendido pela população.
Segundo foi explicado à Comissão, o Hospital ainda passa por mudanças estruturais, como a instalação do arco cirúrgico e de requalificação da clínica cirúrgica, além da contratação de mais profissionais cirurgiões e anestesistas, porém a expectativa é de que elas comecem no próximo mês.
*
O modelo de portas fechadas
Um ponto crucial tocado pelos vereadores é de que a população, especialmente do BTN, estranha o novo modelo de atendimento. Por exemplo: a Comissão quis saber sobre o que a população tem hoje no Hospital?
Segundo foi dito pela coordenação, há o atendimento emergencial, porém, o paciente é avaliado pelo médico e, uma vez entendido qual é a situação dele, se urgência ou atendimento básico, o paciente é encaminhado. O atendimento pediátrico é de responsabilidade do município.
A Comissão avaliou, de forma ainda preliminar, que é preciso buscar outras respostas tanto do município como do estado, porque nessa transição a população do BTN se sente prejudicada sem o atendimento emergencial espontâneo.
Cumpre dizer também que, a população, na maior parte, é carente, e que o deslocamento do BTN para o centro acrescenta prejuízos nesse caso também à saúde financeira - que está combalida.


Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850