Informativo - Vereador Sheila Bello
Aprovado PL de Sheila Bello que institui Banco Municipal de Doação de de leite materno em PA
Por Assessoria da Verª Sheila Bello
A saúde de bebês prematuros e recém-nascidos em situação de vulnerabilidade vai ganhar um importante reforço em Paulo Afonso.
Após lido em plenário e seguido os trâmites legais de análise e pareceres das comissões da Câmara Legislativa o referido projeto agora será enviado ao executivo municipal.
O Banco de Leite terá a missão de coletar, processar, armazenar e distribuir leite humano doado por mães lactantes. O objetivo é garantir que crianças que não possam ser amamentadas diretamente tenham acesso ao alimento mais completo para o início da vida rico em nutrientes, anticorpos e propriedades essenciais para o desenvolvimento e fortalecimento do sistema imunológico.
O PL prevê que a unidade funcione vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, instalada na Maternidade Dr. Francisco de Assis, no Hospital Nair Alves de Souza, e sob supervisão de profissional habilitado. A iniciativa também abre espaço para parcerias com hospitais, universidades e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.
Segundo Sheila Bello, o impacto vai além do atendimento nutricional:
"Cada gota de leite doada pode representar a diferença entre a vida e a morte para um bebê. Estamos falando de salvar vidas e de fortalecer uma rede de cuidado e solidariedade no nosso município", ressaltou a vereadora.
A justificativa do PL destaca que, embora o aleitamento materno seja fundamental, muitas mães enfrentam dificuldades para amamentar devido a problemas de saúde, uso de medicamentos ou complicações pós-parto. O banco de leite funcionará como apoio para que nenhum bebê fique sem acesso a esse alimento vital.
Anteriores
- 07/01/26 Sheila Bello prestigia entrega de viaturas e reforça compromisso com a segurança pública
- 16/11/25 Vereadora Sheila Bello promove mais uma grande Festa das Crianças no Centenário
- 15/11/25 Vereadora Sheila Bello promove aulões gratuitos para jovens que irão fazer provas do ENEM
- 03/10/25 Vereadora Sheila Bello homenageia o Bairro Centenário pelos 300 anos de história
- 25/09/25 Sheila Bello promove sessão especial em alusão ao Setembro Amarelo
- 05/09/25 Sheila Bello representa Paulo Afonso no 5º Encontro Nacional de Parlamentares Municipalistas, ao lado do vice-governador e senadores
- 13/02/25 Vereadora Sheila Bello realiza o primeiro Sopão do Bem no Condomínio Josefino
- 13/02/25 Vereadora Sheila Bello prestigia a Jornada Pedagógica 2025
- 13/02/25 Vereadora Sheila Bello realiza intercâmbio de conhecimentos em Maceió
- 13/02/25 Vereadora Sheila Bello participa do lançamento do Projeto Esporte Inclusivo 2025
