Juiz federal ministra palestra a alunos da rede municipal
AGECOM por Luiz Brito
Nesta quinta-feira (28), estudantes da Escola Municipal Manoel Nascimento Neto assistiram a uma palestra proferida pelo juiz João Paulo Pirôpo. O objetivo do projeto foi sensibilizar e mobilizar toda a comunidade escolar, extraescolar e seu entorno para um chamamento à reflexão sobre os mais diferentes tipos de violência existentes no interior da escola, na família e na comunidade como um todo, como ressaltou a coordenadora Ciane Cristina. O tema abordado teve como base o Projeto de Combate À violência “trilhando caminhos em busca da Paz", elaborado pela direção da escola.
O convite ao magistrado foi feito pela direção da escola e coordenadores que desenvolveram o projeto de combate à violência. Segundo a diretora Luciana Silva Santos, aquele estabelecimento de ensino fora escolhido justamente por estar inserido numa das áreas de maiores conflitos do bairro Tancredo Neves.
A explanação referendada pelos interlocutores dimensionou a ausência dos pais no processo de educação dos filhos.
A falta de limites, transferindo a responsabilidade para as escolas traz consequências como evasão escolar, repetência, gravidez e, posteriormente, o uso de drogas e prática de delitos, muitas vezes em decorrência do vício, observou o juiz João Paulo, cuja intenção foi despertar a conscientização dos estudantes, com idades entre nove e 16 anos, em plena formação de caráter.
O magistrado acredita que ações desta natureza renderão bons frutos contra a violência e o uso de drogas, e refletirão na sociedade futura.
Além do juiz João Paulo Pirôpo participaram da iniciativa a 18ª Coordenadoria Regional de Polícia, o CRAS, Conselho Tutelar, 20º BPM, SEDES, COORPIN, PSFs, ronda Escolar, guarda Municipal, Academia da Cidadania, cozinha Comunitária, SESC e CSU.
Mais Notícias
- 26/05/26Audiência Pública de Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2026 será realizada na Câmara Municipal de Paulo Afonso
- 01/05/26Maio Laranja: Câmara Municipal de Paulo Afonso reforça a luta pela proteção de crianças e adolescentes
- 27/04/26SESSÃO ORDINÁRIA Nº 2218 – 27 de abril de 2026
- 06/04/26Câmara Municipal de Paulo Afonso aprova projetos durante a Sessão Ordinária Nº 2215ª
- 22/03/26Câmara Municipal de Paulo Afonso destaca a importância da preservação da água no Dia Mundial da Água
- 17/03/26Câmara Municipal de Paulo Afonso realiza Sessão Solene para entrega de Título de Cidadão Pauloafonsino
- 16/03/26Câmara de Vereadores aprova importantes projetos em sessão ordinária
- 01/03/26Março: três cores, um alerta – cuide da sua saúde regularmente
- 01/02/26Fevereiro Laranja e Roxo: um mês de conscientização e cuidado com a vida
- 01/01/26campanha Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental.
