20/05/2015

15º grupamento comemora 7º aniversário do Bombeiro Militar

Crédito: Reprodução

O 15º grupamento de Bombeiros Militares de Paulo Afonso comemora nessa quinta-feira (21) sete anos de existência. A solenidade terá início às 9h e será presidida pelo major Nelzito Coelho Oliveira Filho e contará com a presença do presidente do Poder Legislativo municipal Petrônio Nogueira, além de autoridades civis e militares. Na ocasião, pessoas da sociedade serão homenageadas com o título de amigo da corporação.

HISTÓRICO

A provada a PEC 138/14 (Proposta de Emenda à Constituição), que desvincula o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, o CB passou a ser denominado de chamar Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) passando a ter autonomia financeira, administrativa, orçamentária e operacional.  Já que ficou vinculado diretamente à Secretaria de Segurança Pública, sem depender do intermédio da PM. Por isso, a dissociação era um pleito antigo da categoria. Inclusive, motivou mobilização em Paulo Afonso, no mês de agosto do ano passado, chamando a atenção do governo para a questão.

Para o então comandante do Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso-BA e ativista do movimento pró-separação, o tenente-coronel Gilvan Pernet, a aprovação foi uma vitória não só da categoria, mas da sociedade. "Demorou 30 anos para isso acontecer. Mas, muita coisa vai melhorar com a nova estruturação dos Bombeiros. Atualmente, o estado conta com assistência em apenas 20 cidades, o que representa apenas 5% dos 417 municípios. Um índice vergonhoso. Com a separação, será possível atender a população de forma mais eficiente".

Segundo o ex-comandante Gilvan Pernet, além de melhores condições de trabalho, a categoria luta por valorização, principalmente. A Bahia é a única unidade federativa do Brasil que não possui um código de incêndio, que determina e avalia as condições de segurança de todos os estabelecimentos. Isso coloca toda a sociedade em risco constante. A lei que prevê o código foi aprovada no final do ano passado, mas ainda não foi regulamentada.

Para Gilvan, portanto, os parlamentares estão de parabéns, por reconhecer esta necessidade e acolher o pleito. Segundo o ex-comandante, eles se sensibilizaram, assim como o governo, desde o início do movimento lá em Paulo Afonso, que aconteceu em 7 de agosto de 2013. "Esta vitória mostra que o movimento foi autêntico e tinha fundamento".

O Corpo de Bombeiros da Bahia foi criado em 1984, dois anos após estar previsto na Constituição Estadual.