10/03/2015

Legislativo de Paulo Afonso comemora o Dia Internacional da Mulher

Assessoria de Comunicação Por Luiz Brito
Crédito: Divulgação

Solenidade na Câmara Municipal de Paulo Afonso, realizada nesta segunda-feira, 09, celebrou a trajetória das mulheres na conquista de seus direitos e no exercício da cidadania. O momento, proposto pelo vereador Luiz Aureliano (PT) marcou as comemorações do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A sessão ocorreu logo após a realização da sessão ordinária, com o plenário Dr. Manoel Josefino Teixeira lotado.

A vereadora Irmã Leda que presidiu a sessão, destacou os desafios do Parlamento e a grande responsabilidade de legislar pelo povo pauloafonsino. Segundo ela, a solenidade reafirma o papel da mulher na sociedade e as suas conquistas, ressaltando os obstáculos enfrentados no dia-a-dia.

A Delegada Municipal Mirela Santana, por sua vez, defendeu princípios como respeito à diversidade como um dos caminhos para diminuir o número de casos de violência contra a mulher. “Temos que lutar para que nosso município não apareça no ranking de violência contra a mulher e que a única coisa que predomine seja o respeito”, mas já houve significativo avanço, ressaltou.

Já secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, falou das conquistas das mulheres no município. Paulo Afonso não tinha políticas públicas voltadas para as mulheres, mas lutamos e conseguimos conquistá-las, reforçando o compromisso do governo municipal com a ampliação das políticas públicas voltadas às mulheres, principalmente as que se enquadram no perfil de vulnerabilidade social.

A secretária Executiva da Câmara, Maria Gorete Moreira, fez questão de ressaltar a importância da mulher no parlamento e que as ações patrocinadas pelas parlamentares representam um alcance social significativo. Gorete destacou em especial as mulheres do parlamento que dão sustentabilidade à casa e aos parlamentares.

A ocasião homenageou a trajetória de mulheres que desenvolveram e desenvolvem um trabalho em prol da cidade e na garantia dos diretos da mulher. São elas: Ana Clara Moreira, Mirela Santana, Irmã Regina, Dolores Moreira, esmeralda Patriota, Nadja Monteiro, Adeilda Xavier, Dinalva Cabral, Francisca Barros Siebert, Maria José Barros, Maria Gorete Moreira. Milane Vasconcelos, Vanessa Barbosa de Deus, Ivanete Bento, entre outras.