21/10/2011

Vereadores da Câmara Municipal visitam o mercado público municipal

ASCOM / CMPA
Crédito: ASCOM / CMPA

Na última quarta-feira, 19, os vereadores da Câmara Municipal de Paulo Afonso participaram da realização de uma visita técnica ao mercado público que a prefeitura está construindo no pátio da feira livre, no centro da cidade. Na ocasião, o secretário municipal de Serviços Públicos, José Serafim, acompanhado do secretário de Obras, Zorobabel Paiva e de Antônio Beltrão, representante da ABRACEM - Associação Brasileira das Centrais de Abastecimentos -  recepcionaram os vereadores Antônio Alexandre, Petrônio Nogueira, Marcondes Francisco e Gilson Fernandes - autor do requerimento que solicita do secretário municipal de Serviços Públicos esclarecimentos sobre o andamento das obras e distribuição dos espaços entre os feirantes cadastrado.

As obras, que estão em fase final, foram observadas e algumas explanações por parte do corpo técnico da prefeitura foram realizadas para explicar como será o funcionamento do mercado que tem previsão de ser inaugurado ainda em 2011.  O secretário de Servicos Públicos, José Serafim destacou a inspeção da seguinte forma ''estamos aqui atendendo uma solicitação do vereador Gilson Fernandes mostrando o andamento dos trabalhos e como se dará o funcionamento do mercado. A presença dos vereadores é muito importante, pois eles são os representantes do povo''. O secretário de Obras, Zorobabel Paiva destacou a importância da vista técnica e do interesse por parte dos edis "vejo como importante esse acompanhamento dos vereadores aqui. Os feirantes terão melhores condições para trabalhar e uma visita técnica dessa natureza esclarece detalhes dos benefícios que serão disponibilizados a eles''.

O vereador Antônio Alexandre, líder da bancada de situação enalteceu a visita "é importante um momento desses, haja vista que in loco mostrou-se como vai funcionar o mercado público. Acredito que o vereador Gilson Fernandes que solicitou a visita irá sair daqui com suas dúvidas esclarecidas''. O vereador Marcondes Francisco falou que a ideia é louvável, ''a prefeitura está de parabéns pela construção de um espaço onde a organização e a higiene, serão diferenciais para quem usufruir desse mercado''. O vereador Petrônio Nogueira enfatizou que o momento foi de tirar as dúvidas que estavam existindo sobre o funcionamento do mercado, ''havia dúvidas por partes do vereador Gilson Fernandes, que tem uma experiência no ramo de construção. Ele que solicitou essa visita, acredito que ele saiu satisfeito com o que viu''.

O vereador Gilson Fernandes falou sobre o que observou durante a visita "a obra esta bonita, embora o projeto encontra-se totalmente diferente do projeto inicial elaborado pela gestão passada, onde a ocupação dos boxes da nova área do mercado seria destinada principalmente aos comerciantes que comercializavam as mercadorias perecíveis, (carne, queijo, peixe, etc.). Na época, fomos notificados pelo Ministério Público por solicitação da vigilância sanitária para criar condições adequadas para acomodação das referidas mercadorias na área do CEAPA atual. Foi desta forma que surgiu a necessidade de construção do mercado público, considerando a impossibilidade de execução de melhorias no atual mercado por ser de propriedade particular e não aceitação do mesmo para realização das modificações exigidas".

O vereador Gilson Fernandes acrescenta informações sobre a obra

Além dos fatos acima abordados temos que resolver a situação daqueles que não foram contemplados pelo número insuficiente de box no novo mercado. Desde 2009 solicitei, através de requerimentos, ao poder executivo copia do projeto executivo e informações, com o objetivo de analisar e emitir parecer através da comissão de obras e serviços públicos da qual era presidente. Infelizmente, nenhuma informação foi recebida e somente em 30 de setembro deste ano recebi comunicação através do ofício PMPA/SESEP/05/2011, comunicando que o nº total de bancas disponíveis é de 520 boxes, 282 destinados a frutas e verduras; 123 a cereais e diversos; 115 confecções e calçados e 08 para lanchonetes. Total da obra aproximadamente: R$4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil reais).

Considerando que a inauguração informada tem previsão para no máximo no mês de novembro deste ano com definição dos ocupantes para os boxes do novo mercado, não foi possível uma discussão mais ampla com a participação da CMPA e dos interessados no processo.

È lamentável uma obra tão importante como esta, não haver participação e envolvimento das autoridades e  população dos que direta ou indiretamente vão servir e utilizar os serviços ali prestados.