30/04/2011

Vereadores participam de discussão sobre erro médico

ASCOM / CMPA
Crédito:

Os legisladores Regivaldo Coriolano, Aroldo do Hospital, Edson Oliveira, Celso Brito, Gilson Fernandes e Daniel Luiz estiveram na manhã de 28 de abril no Salão do Júri do Fórum Municipal, participando da audiência pública promovida pelo Ministério público do Estado da Bahia, através da 3ª e 4ª promotoria de justiça de Paulo Afonso, que teve como objetivo tratar especificamente dos assuntos relacionados com a Saúde Pública no município, no que tange aos aspectos criminais.

A audiência foi dirigida pelos promotores - Dr. Hugo Casciano e Dra Milane de Vasconcelos. Na oportunidade, eles falaram sobre a conceituação do erro médico e tipos penais aplicáveis, além de fazerem orientações gerais e receberem denúncias de erro médico para as providências cabíveis. Logo em seguida, o público presente fez vários questionamentos, solicitações e denúncias.

O presidente da Câmara, vereador Regivaldo Coriolano, ao fazer seu pronunciamento parabenizou o Ministério Público pela a iniciativa e ressaltou que se faz necessário melhorar, urgentemente, o atendimento e os procedimentos no Hospital Nair Alves de Souza. Sugerindo assim, o agendamento de uma data para discutir de forma mais abrangente assuntos que envolvem a saúde pública no município de Paulo Afonso.

O vereador Daniel Luiz externou sua indignação com a  atual situação na área da saúde ao relatar alguns casos de negligências médicas vivenciadas por pessoas atendidas no HNAS e disse que é necessário a punição acontecer.

O vereador Celso Brito Miranda ressaltou que "existem muitos casos envolvendo erro médico, porém nem todos são denunciados. Cabe a população se conscientizar e não deixar de denunciar. Essa reunião é de suma importância, pois mostra-nos que não podemos deixar despercebidos casos de negligência e imprudência médica", destacou o edil.

Também marcaram presença na audiência a Diretora Técnica do HNAS, Adriana Caminha, o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Aureliano, o Delegado Regional do CREMEB (Conselho Regional de Medicina do Brasil), Dr. Frederico Reis, a presidenta da ADEFITAN - Associação de Deficientes Físicos do Bairro Tancredo Neves, Dª Noemia, membros da Pastoral Carcerária e demais lideres e populares.