Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

27/04/2023

Câmara Municipal realiza sessão especial pelo Mês de Conscientização do Autismo.

Ascom/CMPA
Crédito:
Crédito:
Crédito:

PAULO AFONSO- A sessão especial realizada nesta noite foi proposta pelo vereador Keko do Benone (Avante), em razão do Dia Mundial de Conscientização do Autismo [02 de abril] com a participação de autoridades ligadas à Educação, mães e pais atípicos.

A sessão discutiu a necessidade de maior inclusão socioeducacional para crianças, adolescentes e adultos neurodiversos e suas famílias. A secretária de Educação, Elza Brito, informou que o município tem hoje em sua rede de ensino 402 alunos autistas.

"É um número consideravelmente grande e nós temos trabalhado nessa perspectiva de inclusão. Só nas nossas creches são 185 crianças, e isso só nos impõe desafios porque precisamos formar os profissionais e estruturar nossa rede com profissionais habilitados para acolher melhor a cada dia os nossos alunos."

Endossando a fala de Elza, um pai atípico contou a experiência traumática pelo preconceito [também racial] vivido por ele ao tentar matricular sua filha numa escola privada. "Aqui não tem lugar para sua filha não, procure outro lugar", lembrou ele: "E foi na rede pública de Paulo Afonso que minha filha foi acolhida", a fala foi interrompida por aplausos e o pai não se conteve.

Ao longo de duas horas, fala após fala, ficou sublinhado o quanto a sociedade precisa avançar não somente em questões estruturais básicas, mas em acolhimento e pertencimento para que essas famílias se empoderem.

O presidente do Legislativo, Zé de Abel, disse que foi uma das sessões mais importantes presidida por ele. "Diversos profissionais puderam falar mais uma vez sobre essa questão de saúde pública, né, de inclusão, e eu quero agradecer ao vereador Keko pela iniciativa dele."

Keko informou ainda que o governo do estado se comprometeu com a implantação no município de um centro de referência para acolher pessoas com o transtorno do espectro autista. "Eu estou tentando buscar recursos, já coloquei 200 mil reais das minhas emendas impositivas e agora vou buscar a promessa do governador, se não conseguir vou tentar em Brasília."

 

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850