03/12/2010

Portadores de deficiência são homenageados pela Câmara Municipal de Paulo Afonso

Assessoria do vereador Celso Brito
Crédito: Silmara/ASCOM /CMPA

Esta sexta, dia 03 de dezembro marca o reconhecimento pela sociedade de Paulo Afonso, do Dia da Consciência Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência (PPD), em conformidade com a Lei Mul. nº 1189, Lei Municipal de Acessibilidade, de autoria do vereador Celso Brito Miranda, que dentre outras dar prazo para que empresas e órgãos públicos, além de acesso aos passeios públicos sejam adaptados para o acesso livre da PPD com rampas ou plataformas elevatórias aos estabelecimentos. A Lei também faz cumprir uma antiga reivindicação dos Portadores de Deficiência, que é a adição a frota de ônibus coletivo adaptado para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, com plataformas elevatórias ou rampas.

A Câmara Municipal de Paulo Afonso através do vereador Celso Brito realizou nesta sexta-feira, dia 03, uma sessão especial onde este dia foi reconhecido por todos. Dezenas de pessoas lotaram o auditório da Casa do Povo, sendo em sua maioria Pessoas Portadoras de Deficiência (PPDs) vindas do BTN e outros bairros, onde puderam ouvir o compromisso dos parlamentares e dos órgãos públicos representados, para que a causa da Acessibilidade seja entendida como uma urgência urbanística e sócio-econômica. Estiveram presentes os vereadores Edson "Dinho" Oliveira, Gilson Fernandes, Regivaldo Coriolano, além do organizador vereador Celso Brito. Os vereadores foram unanimes em prestar o apoio às pendências para a organização do Conselho Municipal da PPD, e ampliação das discussões para que as leis existentes, juntamente com o Plano Diretor exerçam seus papeis na fiscalização e exigências do cumprimento das normas técnicas de acessibilidade. Ainda fizeram parte da mesa as representantes das secretarias de Desenvolvimento Social/Conselho Municipal da PPD, Saúde e Educação, que ratificaram o papel destes órgãos na aplicação das normas de inclusão às minorias. A presença das representações foi elogiada por todos os presentes, sendo lamentada a ausência das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, que têm papel fundamental no cumprimento destas leis. Ainda fizeram uso da palavra o blogueiro Geraldo Alves e a presidente da APLB Esmeralda Patriota. Também a presença muito especial de um símbolo da luta pelas PPDs em nosso município, Dona Noemia da ADEFITAN.

Uma das convidadas, Sra. Maria Joelma, 38 anos, cadeirante, expressou sua satisfação: "Eu acho muito importante encontros como este, pois nós nos sentimos mais valorizados. Consegui concluir meu 2° grau, fiz curso de informática e já recebi proposta de emprego, e isso tudo me deixa feliz, pois vejo que aos pouquinhos a sociedade olha mais pra gente. Quem sabe um dia não teremos as mesmas chances e acessibilidade que todos tem".

Para o vereador Celso Brito, o encontro foi muito positivo, e assim, como a reunião anterior com as representantes da rede de proteção a Mulher de Paulo Afonso. "Hoje, me sinto muito feliz em ver este plenário cheio, pois demonstra que a sociedade está respondendo as nossas iniciativas de tornar a Câmara o fórum de discussões das questões sociais e do desenvolvimento do município. Aqui pudemos avaliar que a Lei de nossa autoria vem agilizar um processo de segregação de décadas, onde nossa cidade foi feita para pessoas com saúde perfeita, pois a quantidade de obstáculos nos passeios públicos é de uma insensatez absurda, inclusive em estabelecimentos comerciais. [...] Tivemos acesso a números surpreendentes quanto à movimentação financeira das PPDs de Paulo Afonso e das cidades que compõem a 10ª Região, que tem nossa cidade como referência econômica, onde juntas são mais de 6(seis) mil beneficiários de Assistência Continuada identificados com algum tipo de deficiência incapacitante, que movimentam mais de 3 milhões de reais por mês, fora outros tipos de aposentadorias de PPD.  Acredito que o empresário de Paulo Afonso que não se adiantar e cumprir a Lei fazendo suas adequações de acesso, além de ser multado, perderá um importante nicho de mercado", revelou o vereador Celso Brito.

O vereador Celso Brito agradece a todos que contribuíram para o sucesso deste encontro, como seus assessores, funcionários da Câmara e ADEFITAN. Além de um agradecimento especial a CHESF, através do seu APA "Maninho", que gentilmente cedeu um ônibus com plataforma elevatória para transportar um grande grupo da ADEFITAN para Câmara.