30/09/2021

Aconteceu hoje (30) de Setembro a Audiência Pública Setembro Amarelo

Ascom/CMPA
Crédito:

Foi realizada nesta quinta-feira (30) de setembro na Câmara Municipal de Paulo Afonso a Audiência Pública Setembro Amarelo, com o objetivo de discutir sobre a prevenção, o combate a depressão, a automutilação e ao suicídio.
Os palestrantes convidados Manfrede Fonseca - Psicanalista e Jalane Maia - Psicologa, usaram da palavra para trazer mais conhecimentos e dados sobre a situação em que o município de Paulo Afonso vem vivenciando.
Manfrede Fonseca falou que as crianças e os adolescentes precisam de mais atenção, principalmente nas escolas onde o bullying acaba acontecendo de maneira mais intensa e que as famílias e os profissionais da educação devem ter um olhar mais cuidadoso para evitar esse tipo de situação. "Quem tenta cometer o suicídio não quer morrer, mas aliviar a dor da alma".
Jalane Maia afirma que é preciso falar sobre o suicídio, para que todos possam aprender a conversar de forma responsável e para todas as vezes que for falado sobre esse fenômeno, colocar em destaque a palavra prevenção. "Eu sou muito questionada em relação ao que ocorre em nossa cidade, que possui os maiores índices de suicídios, índices maiores até mesmo que do próprio estado da Bahia. Temos que analisar como está a rede de proteção da nossa cidade, se as pessoas estão tendo acesso a saúde, proteção, moradia, pois tudo isso é saúde mental".
O vereador e autor da iniciativa Uelington da Silva diz que como representante do povo, teve a preocupação de solicitar essa Audiência em busca de conscientizar, prevenir e informar a população, devido ao aumento de casos de suicídio no município. Ele trouxe também dados que constam que somente neste ano de 2021, já aconteceram cerca de 55 suicídios e que esse foi um fator crucial para que trouxesse o alerta de que a população de Paulo Afonso precisa de cuidados e de mais atenção quando se fala em saúde mental.
Participaram também desta Audiência Pública o Presidente da Câmara Pedro Macário Neto, Ver. Paulo Tatu, Verª. Evinha Oliveira, Ver. Jailson Oliveira e o Ver. Leco.
Seguindo os protocolos de prevenção contra a COVID-19, o Plenário Dr. Manoel Josefino Teixeira esteve liberado apenas para 50% da sua capacidade. Para quem não conseguiu acompanhar a Sessão em tempo real, acesse a página principal do site e assista na íntegra.

Lembre-se, você não está sozinho e caso precise de ajuda, a escuta salva.
Acesse: https://mapasaudemental.com.br/
Ou ligue 188 no Centro de Valorização da Vida - CVV