13/04/2020

Vereador pede ao município informações sobre pessoas em situação de rua

Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador
Crédito: Foto: Anilton Teixeira

Mário César Barreto de Azevedo está pedindo informações da Prefeitura de Paulo Afonso em relação às medidas que estão sendo tomadas pelo Município para proteger as pessoas em situação de rua, diante do atual quadro com a pandemia do coronavírus Covid-19. O requerimento que será protocolado nesta segunda-feira, 13, na secretaria da Câmara Municipal, é direcionado à secretária de Assistência Social, Cíntia Rosena Santana de Deus, com cópias ao secretário de Saúde, Ghiarone Garibaldi, e ao prefeito Luiz de Deus.

Mário galinho lembra que a Covid-19 multiplica ameaças para quem vive em situação de vulnerabilidade social. “Medidas como higienização com álcool em gel, água e sabão; isolamento e restrições de deslocamentos estão dando certo. Por isso mesmo estamos querendo saber quais são as ações realizadas com as pessoas que vivem na rua, que são consideradas grupo de risco, assim como, idosos, gestantes, doentes crônicos com diabetes, tuberculose, doenças renais e respiratórias e HIV”, justificou.

No documento, Mário galinho destaca que a recomendação do Ministério da Saúde e dos governos federal, estadual e municipal é para que as pessoas fiquem em casa durante o período de quarentena. Contudo, as pessoas em situação de rua não têm esta opção. “Paulo Afonso teve no último ano um aumento exponencial de moradores de rua. A região central abriga diversas pessoas que não têm onde morar e sobrevivem com pequenas vendas nos semáforos e doações, circulando dinheiro e mercadoria no trânsito da cidade”, aponta.