15/09/2010

Vereadores da CMPA participam de debate sobre o Toque de Acolher

ASCOM/CMPA
Crédito:

Na noite do dia 13 de setembro, foi realizada no Memorial Chesf, uma audiência pública para discutir a implantação do Toque de Acolher  na cidade de Paulo Afonso.Participaram do evento os vereadores da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Celso Brito Miranda (PSB), Aroldo do hospital (PTB), Gilson Fernandes (PSB), Marquinhos do hospital (DEM) e  Osildo Alves (PTN) - que foi o mestre de cerimônia -.Marcaram presença também, autoridades do Poder Judiciário e Executivo, representantes de entidades civis e militares, pais, professores, padres, pastores, entre outras autoridades e lideranças.

O palestrante da noite, José Brandão Neto - Juiz que implantou o Toque de Acolher na cidade de Santo Estevão -, fez uma explanação sobre o assunto e revelou os benefícios que à medida oferece "tenho consciência que esta medida, não resolve todos os problemas sociais, porém, ajuda a minimizar a vulnerabilidade social  que muitas crianças se encontram atualmente e ainda, estimula os pais a cuidarem melhor dos seus filhos" destacou o Juiz.

Uma votação simbólica foi realizada pelo mestre de cerimônia e na oportunidade a maioria das pessoas presentes apoiou a implantação do Toque de Acolher no município de Paulo Afonso. O público também pôde externar suas opiniões e posicionamentos ao participar ativamente - fazendo uso da palavra - do debate.

Os vereadores que participaram da audiência têm opiniões divergentes sobre o assunto.

O vereador Celso Brito se mostra contra a medida "Não posso ser a favor de uma medida que restringe a liberdade dos jovens e poda o direito dos pais educarem seus filhos. O Brasil já possui o melhor instrumento para defesa da criança e do adolescente, que é o ECA. Sou a favor de uma medida que faça as leis existentes serem cumpridas e que os pais comecem assumir suas responsabilidades, não transferindo essa responsabilidade para o estado. A sociedade tem que pensar muito sobre essas medidas, pois  Leis, nós temos muitas,  como diz Montesquieu "Leis que não tem utilidade só trazem prejuízo para as que estão em atividade"

Já o vereador Ozildo Alves  disse que não pode ser contra uma medida que tem contribuído de forma efetiva na diminuição da criminalidade, "O projeto, apesar de polêmico, tem o respaldo de grandes juristas e principalmente da população em geral. Com ele, as crianças e os adolescentes estarão mais protegidos, e os pais junto com a sociedade estarão mais tranqüilos e seguros. Todos ganham com a medida".

O vereador Gilson Fernandes acredita que será necessário realizar várias discussões para que o projeto surta efeitos positivos "Sou favorável, desde que, seja implantada toda infra-estrutura necessária para o funcionamento do projeto e firmadas as parcerias entre os poderes legislativo, executivo, judiciário e entidades que estão relacionadas com os problemas da criança e do adolescente"

O vereador Marquinhos do hospital apóia a implantação do Toque de Acolher em Paulo Afonso " essa medida irá nos ajudar a disciplinar os nossos jovens.Sabemos que hoje em dia não existe respeito entre pais e filhos.A essência do amor, da obediência e do afeto precisa ser resgatada.Eu acredito que será possível ajudar os pais com a implantação deste projeto"

Aroldo do hospital também é favorável a medida "Esse projeto irá trazer vários benefícios para os jovens de Paulo Afonso, com certeza o índice de menores envolvidos com drogas, álcool e prostituição será reduzido, e com isso os pais respirarão aliviados. Sei que vamos encontrar dificuldades para viabilizar a implantação deste projeto, pois será necessário firmar várias parcerias, mas vamos conseguir  implantar esse projeto e consequentemente minimizar os problemas enfrentados por muitas famílias"