Câmara promove palestra sobre índice de suicídio
Assessoria de Comunicação (CMPA) - Luiz Brito
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida no Brasil, a cada ano. Foi pensando nisso que a Câmara Municipal de Paulo Afonso (CMPA) promoveu, nesta segunda-feira (16), uma palestra para discutir a conscientização e a prevenção ao suicídio.
Para defender o tema, foi especialmente convidado o delegado da vizinha cidade de Glória, Marco Antônio de Jesus Bacelar. A palestra sobre o índice de suicídio proposta pela vereadora Irmã Leda, teve o objetivo de permitir que as pessoas se sensibilizem para o tema e oferecer noções básicas para que cada vez mais pessoas aprendam a lidar com um problema tão delicado.
Segundo Bacelar à alta taxa de suicídio entre os jovens: 73% dos casos registrados entre os anos 2000 e 2016 são de pessoas entre 15 e 29 anos, conforme dados do Datasus. “Esse evento é importante para pensarmos na questão do suicídio, nos sinais e sintomas tanto em nós mesmos como nas pessoas próximas”, frisa.
Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade por suicídio entre os homens foi quatro vezes maior que a das mulheres, entre 2011 e 2015. São 8,7 suicídios de homens para 2,4 de mulheres, a cada 100 mil habitantes. Entre os fatores de risco estão transtornos mentais como depressão, alcoolismo e esquizofrenia, o isolamento social, perdas, doenças incapacitantes, dores crônicas e neoplasias malignas.
A propositura vem contribuir para alertar e promover o debate sobre o suicídio e as suas possíveis causas; colaborar para a redução de casos no município; e estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, envolvendo a população, órgãos públicos, instituições públicas e privadas”, argumentou a Irma Leda, em sua justificativa.
Mais Notícias
- 25/08/26Câmara recebe comandante do 20º BPM para tratar de segurança pública em Paulo Afonso
- 12/08/26Câmara Municipal de Paulo Afonso manifesta pesar pelo falecimento da servidora Valdira Maria da Silva Ribeiro
- 03/08/26Câmara Municipal de Paulo Afonso retoma os trabalhos legislativos
- 01/08/26Agosto Lilás: Câmara Municipal de Paulo Afonso reforça a luta pelo fim da violência contra a mulher
- 01/08/26Sessões Ordinárias – Agenda de Agosto
- 30/07/26Câmara Municipal de Paulo Afonso retoma os trabalhos legislativos na próxima segunda-feira (03)
- 28/07/26Câmara Municipal de Paulo Afonso parabeniza o município pelos seus 68 anos de emancipação política
- 01/07/26Durante o mês de julho, a Câmara Municipal de Paulo Afonso apoia a campanha Julho Amarelo
- 01/06/26A Câmara Municipal de Paulo Afonso apoia a campanha Junho Vermelho, um movimento nacional de conscientização sobre a importância da doação de sangue.
- 26/05/26Audiência Pública de Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2026 será realizada na Câmara Municipal de Paulo Afonso

