04/06/2010

Vereadores mirins são empossados em sessão especial na Câmara Municipal de Paulo Afonso

ASCOM /CMPA
Crédito:

Na manhã do dia 02 de junho, foi realizada na Câmara Municipal de Paulo Afonso, a sessão de posse dos vereadores mirins. A sessão foi presidida pelo segundo secretário da Casa, vereador Marquinhos (DEM), uma vez que o presidente, vereador Antônio Alexandre (DEM), se encontrava ausente devido a tratamentos médicos.

A sessão iniciou ao som do hino nacional e logo em seguida os pequenos edis fizeram o juramento de posse. Logo após, foi feita a votação para mesa diretora, para presidente foi escolhido  Deyvison Rhuan, aluno do Colégio Carlina,  para Vice Presidente, Giulia Gabrielli, aluna do Guiomar Pereira e  Mirna Mascarenhas, aluna do Colégio Montessori foi eleita a 1ª secretária.Ao dar continuidade, os vereadores mirins  usaram a tribuna para apresentar e defender os  seus Projetos de Leis.O projetos foram avaliados pelos técnicos do legislativo municipal - Pedro Nascimento, Gorette Moreira e Valdira Maria -.O PL vencedor foi o do vereador mirim Luís Gustavo, 13 anos, aluno do Guiomar Pereira, ele propôs a construção  de uma vila olímpica para prática de esportes.No dia 01 de julho, o autor irá aprender, através de um curso,  como  elaborar PL,  assim, suas propostas existentes, por enquanto,  apenas no plano das idéias, irá se tornar Lei quando apresentado na Câmara Federal  no dia 21 de outubro do ano corrente.A coordenadora do programa, Mafra merys, revelou que Luís Gustavo deixará de ser vereador para se tornar deputado mirim quando for à Brasília. "O autor do PL vencedor, irá representar  na capital do Brasil, o estado da Bahia, juntamente com representantes de Sergipe e Alagoas.Sendo assim, eles se tornarão deputados mirins" destacou.

O Presidente em exercício, vereador Marquinhos, ao encerrar a sessão falou sobre a importância do programa e o árduo papel do vereador "ser vereador não é fácil, pois é necessário representar o povo com suas ideologias, vontades e desejos.Mas, podem ter certeza que tudo é possível quando existe vontade.Esse  programa é maravilhoso, pois permite as crianças e os adolescentes conhecerem o mundo da democracia e da  cidadania  logo cedo".Com intuito de aproximar os pequenos edis  dos fatos políticos do município e conscientizá-los dos seus direitos, foram entregues, através  do gabinete do vereador, kit's com jornais e revistas que contam a história do legislativo municipal nos seus 50 anos e revelam nuances da política pública, além do Estatuto da Criança e do adolescente - ECA.

A coordenadora do evento destacou que o  programa Câmara Mirim  visa despertar no aluno o interesse pela participação na política do país, fortalecendo assim, o conceito de cidadania e democracia.Ela enfatizou que o mandato será de dois anos e que os eleitos tem entre 10 e 15 anos, os vereadores mirins são: Daniel Santos, Deyvison Rhuan, Yasmim Raira, alunos do Colégio Carlina, Mirna Mascarenhas, Rebeca de melo, Jéssica Caroline, do Colégio Montessori e Giulia Gabriela, Luis Gustavo e Thaís Gomes do Guiomar Pereira.

Participaram da sessão, os vereadores Aroldo do hospital (PTB) e  Pedro Macário (PP), o presidente da Câmara Municipal de Jatobá, Vilson Barros, familiares dos vereadores mirins, funcionários da Câmara Municipal e a imprensa local.