23/04/2019

Jean Roubert propõe enxugamento da máquina pública para não afetar serviços públicos essenciais

Assessoria Parlamentar
Crédito: Foto: reprodução

Na sessão ordinária dessa segunda-feira, 22/04, o vereador Jean Roubert, iniciou seu discurso parabenizando o presidente da Casa Legislativa, Pedro Macário Neto, pela passagem de seu aniversário e saudou os demais ali presentes.

Em seguida externou mais uma vez sua preocupação com a questão financeira de Paulo Afonso. “Volto ao tema que tem me perturbado muito, porque para mim, é a espinha dorsal, a questão financeira do município, sem finanças e sem planejamento devido, nesse momento de crise que estamos vivenciando no Brasil, digo porque está tudo interligado ( União, Estado e Município). Então, meu dever como cidadão, e acima de tudo como fiscal, é orientar o gestor, cobrar e criticar construtivamente”, esclarece Jean Roubert.

O parlamentar ressaltou em números a perda do ICMS do município, só no 1° trimestre, (caindo de 30 milhões para 19 milhões), totalizando a perda de 11 milhões.

Jean alertou ainda, que o município está com 2% a mais do percentual permitido por lei para ser gasto com folha de pagamento, que é 54%, ou seja, está com 56% do orçamento comprometido com a folha. E mais, o município já foi notificado pelo Tribunal de Contas. “ Ele vai ter que enxugar a folha, o gestor tem que ser racional. Sugiro que talvez esse fosse o momento de rever a quantidade de secretarias, fundir algumas, fazer junções, é possível que haja excessos”.

A preocupação do edil é que povo venha a sofrer ainda mais com a falta de serviços. “Não pode cortar na essencialidade do serviços, o povo não pode sofrer. Tem que agir com a razão para que a máquina continue andando até o ano que vem, pois até lá, não se tem notícias de melhorias na economia, e não existe política pública sem dinheiro”.

Finalizando com a frase: “ É preciso hoje, urgente dá uma guinada de 360°, essa é a realidade”.