20/03/2018

Assessoria da Presidência
Crédito: Arquivo / ASCOM

Luiz Brito-Assessoria da Presidência
Aos 53 anos de idade, o presidente da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, Marcondes Francisco dos Santos (PSD) foi eleito pela primeira vez para a 8ª legislatura em 1988, aos 21 anos de idade. Ele está na Câmara há oito mandatos consecutivos, ou seja, ocupa há 32 anos a função.
Em outubro de 2016 foi reeleito com 1.667 (2,93%) votos. Marcondes Francisco participou de todas as legislaturas entre (1988-2018), um recorde municipal.
Marcondes chegou à Câmara em 1988 e, desde então, não saiu mais de lá. Renovou o mandato em todas as eleições para o Legislativo municipal, sempre disputando o mesmo cargo. "É uma alegria enorme. Isso não é para qualquer um", comemora o vereador.
Formado em Direito pela Fasete, Marcondes Francisco dos Santos é presidente do Poder Legislativo Municipal pela terceira vez no município de Paulo Afonso, onde construiu toda sua trajetória política.
Na Câmara, Marcondes Francisco defendeu a permanência da 1ª CIA de Infantaria de Paulo Afonso; transformação da Companhia de Policia Militar para 20º Batalhão de Polícia Militar; conclusão da BR - 110; reforma e sinalização da curva da Baboseira; construção do atual prédio da Câmara Municipal de Paulo Afonso; reformas e ampliações de escolas das zonas Urbana e Rural; participou da instalação da Justiça Federal em Paulo Afonso; instalação da Justiça do Trabalho; instalação da Delegacia da Mulher; ampliação e reformas nos Postos de atendimento médicos na área Urbana e Rural; reivindicou melhorias nas estradas vicinais; melhorias nas sinalizações de trânsito; em 2014, quando Presidente da Câmara solicitou ao Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia o então deputado Marcelo Nilo, e ao então Presidente do Tribunal de Justiça Dr. Eserval Rocha a inclusão da Comarca de Paulo Afonso como Entrância Judicial Final; solicitou a ampliação da Vara Crime, bem como a de Execuções Penais, e a criação da Vara da Infância e Juventude; considerando Paulo Afonso ser fronteiriça com três Estados (Alagoas, Sergipe e Pernambuco) solicitou a instalação do PCTRAN na saída e entrada da Ilha.
Em 2015 Marcondes foi um dos vereadores que defendeu a reforma do atual Plano Diretor, discutido em audiências na Câmara e no Auditório Edison Teixeira, quando na ocasião o vereador foi a favor da verticalização nas edificações na área Urbana da cidade.
Marcondes Francisco dos Santos nunca disputou outro cargo. É o vereador com maior número de mandatos contínuos atualmente.