21/10/2009

Vereadores recepcionam o trineto de Dom Pedro II

ASCOM / CMPA
Crédito: Elizabeth Abreu

Na última segunda-feira, 19 de outubro, os vereadores Antônio Alexandre (DEM) - Presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso - e Marcondes Francisco (PRP), se fizeram presentes na Ilha do Urubu, Chesf, para recepcionar o príncipe Dom João Henrique de Orleans e Bragança - bisneto da princesa Isabel e trineto de Dom Pedro II -.

O príncipe veio à Paulo Afonso com a caravana "Caminhos do Imperador" para comemorar os 150 anos do percurso realizado ao longo do rio São Francisco feito pelo seu trisavô, Imperador Dom Pedro II.A expedição partiu de Piaçabuçu (AL) na última sexta-feira (16), e percorreu os municípios de Piranhas, Penedo, Propriá, Porto Real do colégio, Traipu, Pão de açúcar, Delmiro Gouveia, Jatobá e Paulo Afonso.

Ao chegar à Ilha do Urubu, Dom João se mostrou encantado com as belezas naturais da cidade e disse que acredita, que a rota "Caminhos do Imperador" será explorada como roteiro turístico "Paulo Afonso é uma belíssima cidade, estou encantado.Eu tenho certeza que este lindo caminho que percorremos será rota turística" falou o príncipe.

Os vereadores Antônio Alexandre e Marcondes Francisco falaram sobre a alegria em receber o herdeiro da família real e enfatizaram a importância da divulgação nacional da região como destino turístico e como potencial em belezas naturais, históricas e culturais, "o turismo da nossa região vai tomar um rumo diferente, depois desta expedição" falou Marcondes, "tenho certeza que o Brasil vai conhecer, através da imprensa presente, todas as nossas belezas" disse o presidente.

Um dos momentos marcantes foi a reinauguração, feita pelo príncipe, da placa que marca a visita de Dom Pedro II a cachoeira de Paulo Afonso no dia 20 de outubro de 1859.O prefeito Anilton Bastos Pereira, na oportunidade falou sobre a satisfação em receber Dom João "È uma grande satisfação para nós recebermos esta expedição e reviver a importância de Paulo Afonso para o imperador" disse Anilton.

O evento reuniu jornalistas, agentes de turismo de vários Estados do Brasil, o desembargador Washington Luis, entre outras autoridades e prefeitos dos municípios presentes na rota.