19/08/2009

Vereadores fazem visitas surpresas aos hospitais do município

ASCOM/CMPA
Crédito: Cíntia Alves Veredaores conversando com a diretora do HNAS

Os vereadores visitaram recentemente  o Hospital Nair Alves Souza e o Hospital Municipal de Paulo Afonso,  com o objetivo de verificar in loco as necessidades existentes, e apurar algumas denúncias.

A visita feita ao HMPA foi bastante satisfatória.O presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Alexandre (DEM),  e os vereadores Osildo Alves (PTN), Aroldo do Hospital (PTB), Marcondes Francisco (PRP), Regivaldo Coriolano ( PC do B), Gilson Fernandes (PSB), Marquinhos Do Hospital (DEM), Daniel Luiz (PSDB) e Celso Brito (PSB),   foram recepcionado por Jackson Pires - no momento, diretor administrativo do hospital -  , Pires levou os vereadores à conhecerem o funcionamento das repartições e em seguida, mostrou através de fotos, a situação em que o HMPA se encontrava antes da nova gestão. Tetos quebrados, salas encharcadas - devido às chuvas-, camas do Centro Cirúrgicos amarradas com ataduras,  sistema de refrigeração precário, etc.Essas fotos fizeram os edis constatarem  as transformações significativas sofridas nos últimos oito meses deste ano.

Uma das dificuldades que o hospital está sofrendo atualmente, é referente à necessidade de se contratar mais médicos pediatras, pois são apenas dois plantonistas nesta área. Mas segundo o diretor, os serviços brevemente serão ampliados.

No HNAS a diretora Nancy Paiva, respondeu a vários questionamentos dos vereadores.As perguntas feitas pelos edis foram referentes aos leitos que se encontram desativados, as reduções no quadro de funcionários, a falta de médicos, entre outras, porém, os principais motivos que levaram os vereadores a visitarem o hospital foram: a estadualização do HNAS e a denúncia feita pelo vereador Daniel Luiz ao Ministério Público. "Eu cheguei ao hospital e não tinha médicos plantonistas, nem na área adulta nem infantil"  declarou o vereador.A diretora justificou dizendo que o problema foi pontual e que isso não acontece sempre.Em relação a estadualização do HNAS, Nancy revelou que o processo está bem avançado e que foi feita uma visita técnica pelos representantes da Secretaria de Saúde do Estado e que eles gostaram da área em que se encontram os leitos, e querem utilizá-la para instalação de duas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

O vereador Antônio Alexandre não se convenceu ao ouvir as justificativas da diretora Nancy, referente a estadualização do HNAS e principalmente em relação aos processos licitatórios dos contratos das empresas prestadoras de serviços.Mas, o vereador disse entender o posicionamento dela, uma vez que, ela é representante da CHESF.

Infelizmente os vereadores não visitaram as dependências internas do hospital, pois faltavam poucas horas para começar a sessão ordinária.

Os edis chegaram a conclusão que é necessário realizar urgentemente,uma audiência pública para discutir a estadualização do Hospital Nair Alves de Souza.