Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

13/04/2015

Sessão plenária discute implantação da UTI em Paulo Afonso

Assessoria de Comunicação - Luiz Brito 3.913 DRT/BA
Crédito: Reprodução

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 13/04, foi discutido na Câmara Municipal o que há muito tempo vem sendo uma luta do prefeito Anilton Bastos Pereira (PDT), vereadores e parlamentares que foram votados em Paulo Afonso: a implantação de uma UTI na terra da energia.

Foram especialmente convidados para a sessão plenária o Administrador Regional da CHESF (APA), Augusto Cézar Vieira de Souza, o secretário Municipal de Saúde, Alexei Vinícius da Silva, e o coordenador de ensino do Curso de Medicina da UNIVASF (campus Paulo Afonso), Ricardo Lacerda. Para o administrador Regional da CHESF, a implantação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) será uma realidade a partir do dia 24 quando se dará a assinatura de compromisso envolvendo 4 instituições entre elas a CHESF que se compromete a reformar algumas instalações do HNAS a exemplo do   Pronto Socorro, Obstetrícia, cozinha e almoxarifado.

Na discussão, também foram apresentados problemas referentes ao HNAS e apesar da aparente tranquilidade nas respostas do administrador da Chesf, o representante do BTN, Vereador Zé Carlos disse que não ficou satisfeito com as resposta de Augusto Cézar, quando questionado sobre a proibição da passagem de pedestre e veículo sobre a usina Apolônio Sales. Para Zé Carlos as explicações administrador da CHESF não foram satisfatórias.

Já o secretário de saúde do município Alexei Vinícius elogiado efusivamente pelos parlamentares governistas era o mais otimista. “Temos que acreditar sim”, disse. Numa clara e evidente referência a implantação da UTI.

A ida dos representantes da UNIVASF, CHESF e da Prefeitura à sessão plenária desta segunda-feira, foi uma iniciativa do vereador Dr. Luiz Aureliano que inclusive foi diretor do Hospital Nair Alves de Souza por mais de 5 anos, protocolada em 25 de março na secretaria da casa.  Por seu Expediente, o segundo secretário da Mesa Diretora, Luiz Aureliano, expôs seu posicionamento em relação à instalação da UTI. Para ele a Unidade de Tratamento sai, mas ainda vai levar algum tempo. Aureliano cobrou mudanças urgentes na gestão do HNAS, porque estão sendo encaminhados muitos pacientes, para aquela unidade hospitalar e muito deles não têm para onde ir, não se resolve os problemas de doença da população e muita gente tá morrendo por falta de uma assistência adequada, finalizou.

Os demais Vereadores debateram os prós, caminhos, valores e dificuldades para instalação de uma UTI no município e a importância desse acontecimento para toda a região. Ao finalizar a sessão, o presidente da Casa, Petrônio Nogueira destacou o apoio de todos os vereadores e os agentes envolvidos diretamente na luta pela implantação da UTI afirmando que a ação é resultado do comprometimento da Câmara com a população.  O vereador Antônio Alexandre (PR) sentiu pequeno mal estar e precisou se ausentar da sessão.

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850