12/10/2014

Vereadores vão definir nome de consenso para presidir a camara

Luiz Brito 3.913 DRT/BA
Crédito: Divulgação

O líder da bancada governista, Petronio Nogueira(PDT) e Antonio Alexandre(PR) até o momento são os  dois principais protagonistas que se auto definem como sendo candidatos à sucessão do atual presidente do Legislativo Municipal, Marcondes Francisco dos Santos(PRP). A base aliada ao  prefeito Anilton Bastos Pereira(PDT) tem onze vereadores  e isso os credenciam para o embate. Mas, além de muita articulação política, é preciso ter o aval dos demais pares para se chegar à Presidência. É fato que ABP tem interesse que um aliado presida o Legislativo, mas é preciso ter muita paciência e diálogo com os vereadores, principalmente se alguém pensar em colocar cargos da mesa, como é o caso de Bero do Jardim Bahia, que  embora com chances remotas já se manifestou interessado na presidencia.

Primeiro, o novo presidente precisa ser um parlamentar experiente, capaz de gerir a Casa Legislativa com coerência e sapiência, unindo assim o administrativo ao político. Segundo, tem que transitar bem entre os pares, ou seja, não ter arestas com os parlamentares da situação e oposição. Terceiro, estar de bem com o Executivo. Estes três ingredientes são fundamentais para se chegar à Presidência e, segundo a maioria dos parlamentares governistas, o nome de consenso seria o de Antonio Alexandre, porém, apesar de preencher todos os pre requisitos, Antonio Alexandre definitivamente  não está "de boa" com o prefeito. Todo o seu descontentamento deverá ser revelado na sessão da próxima segunda-feira (13).

Outro ponto que pesa a favor de Antonio, além da experiência, é o fato de estar no sexto mandato, já tendo ocupado inclusive a presidencia da casa, sem falar, é claro, na lealdade que tem com o deputado Luiz de Deus(DEM). Essas são algumas das credenciais de Antonio Alexandre para chegar à Presidência da Camara para o biênio 2015/2016.