22/05/2014

Zé Carlos do BTN cobra melhorias no serviço de telefonia móvel

Ascom - Luiz Brito DRT/BA 3.913
Crédito: Arquivo - Ascom (CMPA)

“A qualidade de serviço de telefonia ainda não alcançou um patamar aceitável para os consumidores”. Com essa frase, o vereador Zé Carlos do BTN (PRP/PA) resumiu sua preocupação com as operadoras de telefonia móvel em Paulo Afoanso, que discutiu  durante audiencia publica na tarde/noite da ultima quinta-feira (15), na Câmara de Vereadores, as razões para a telefonia e a internet móvel terem um custo tão elevado e apresentarem um serviço pouco eficiente. As denúncias foram feitas em um stand montado na Avenida Getúlio Vargas, centro da cidade. Entre as reclamações estão a cobrança indevida e abusiva, na qual representam 80% total das reclamações; cobrança de planos não solicitados; alteração dos valores de contratos sem anuência do consumidor; dificuldades para cancelamento de serviço; ausência de sinal adequado de serviços de internet e cobertura e ausência de sinal de telefonia celular em vários bairros e até no centro.

A audiência pública presidida pelo vereador Antonio Alexandre (PR) reuniu membros da Comissão de Inquérito como o próprio relator, deputado Joseildo Ramos (PT) e o deputado estadual Mário Negromonte Jr. (PP), vice-presidente da CPI, além de representantes do Ministério Público, PROCON e da operadora Tim. A  CPI da Telefonia  classificou as empresas de telefonia Oi e TIM como as líderes em reclamações de cidadãos pauloafonsino.

Mesmo que haja a diminuição das queixas após a passagaem da CPI por Paulo Afonso, não significa necessariamente a melhoria da qualidade. Pelo contrário, pode representar desesperança, um descrédito em relação às respostas e às medidas tomadas. “Os consumidores têm que insistir nas denúncias junto aos órgãos de defesa do consumidor”, insistiu o vereador Zé Carlos do BTN.