Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

14/10/2013

‘O preconceito é o maior obstáculo´, diz Lúcio Flávio

ASCOM - Por Luiz Britto DRT/BA 3.913
Crédito: Divulgação

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Lúcio Flávio Teixeira dos Santos proferiu palestra na manhã desta segunda-feira (14), no  plénario Dr. Manoel Josefino Teixeira, para deficientes físicos, populares, guardas municipais, dentre outros, debatendo o tema a acessibilidade, direitos e deveres do deficiente e dos poderes. A palestra ocorreu por iniciativa do vereador  Zé  Carlos do BTN e teve como objetivo oferecer informações sobre a legislação atual, os avanços e os desafios enfrentados  por estas pessoas. Zé Carlos ressaltou que a discursão do tema acessibilidade é de sensibilizar, conscientizar e mobilizar a sociedade para a eliminação das barreiras atitudinais, de informação, arquitetônicas, dentre outras, que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a participarem efetivamente da vida em sociedade.
Lúcio Flávio  citou algumas garantias legais em favor da pessoa com deficiência como os direitos ao trabalho, à saúde, à educação, ao acesso e locomoção, à gratuidade no transporte coletivo e ao atendimento prioritário e a assentos reservados.Os cadeirantes e os deficientes visuais dependem da boa vontade dos outros para se locomover”, observou a o  presidente do Conselho. 
Flávio  finaliza reclamando da falta de estrutura das lojas da cidade para receber os portadores de necessidades especiais. De acordo com ele, nenhum estabelecimento possue provadores para receber os consumidores, embora tenha uma Lei de autoria do vereador Marconi Daniel (PV)aprovada recentemente. 
“Eles têm que entender que nós também somos consumidores. Por que não podemos ir adequadamente até esse lugares? É muito ruim isso. Quando eu quero comprar alguma roupa, eu preciso chamar a vendedora para vir em casa. Chega a ser humilhante, de certa forma”.

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850