16/11/2017

Sistema de monitoramento em áreas públicas e escolas municipais é ampliado

Crédito: ASCOM/PMPA

O aumento do número de equipamentos faz parte dos investimentos em segurança no município
As ações de prevenção no combate à violência tem sido uma das grandes preocupações da Prefeitura de Paulo Afonso e, para tanto, a administração municipal vem reforçando suas estratégias. Agora, mais vinte escolas da rede municipal de ensino e áreas da cidade ganharão modernas câmeras de monitoramento de alta precisão.
Os novos aparelhos seguem o programa de monitoramento já implantado, que permite aos municípios a instalação dos equipamentos públicos, como iluminação e câmeras, assegurado pela Constituição Federal de 1988, auxiliando o Estado no cumprimento do seu dever de garantir a segurança pública.
Entre os pontos que passam a ser vistoriados estão a Praça das Mangueiras, Avenida Getúlio Vargas, CEAPA, comércio do BTN, Ceasa e posto da Polícia Rodoviária Federal, além das vinte escolas. Esses locais juntam-se ao Parque Belvedere e outras seis escolas, que já estão sendo monitorados desde ao ano passado.
"Esse será um grande reforço na segurança na região do centro e no BTN", explicou o prefeito em exercício Flávio Henrique Magalhães Lima. "Além disso, poderemos detectar gargalos no trânsito e agir para garantir mais mobilidade. A intenção é melhorar a qualidade de vida das pessoas", complementou.
Os equipamentos ainda estão em fase de teste, mas, de acordo com o comandante do COMSETRAN, Cleston Andrade Cavalcante, as câmeras poderão contribuir, e muito, com o trabalho da guarda municipal na cidade. Ele destaca que as câmeras possuem um controle de giro e de zoom o que facilita a visualização. "São equipamentos que têm um controle que nos permite uma visão bem ampla. Além disso, poderemos observar a situação do trânsito porque, com o zoom, poderemos verificar se houve infração e identificar as placas dos veículos ", explicou.
A sala de monitoramento das câmeras está instalada no COMSENTRAN e são acompanhadas por Guardas Municipais. A atribuição aos guardas foi regulamentada este ano pela lei nº 13.022, que prevê ações para a classe na prevenção à violência, proteção dos direitos humanos fundamentais, exercício da cidadania e das liberdades públicas, preservação da vida e patrulhamento preventivo, dentre outros.
Os agentes responsáveis passaram por treinamento especial, e estarão prontos para acompanhar as demandas e repassa-las para os órgãos competentes, como é o caso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Por: Veruska Alcântara