13/06/2016

Ex Assessor de Comunicação da Câmara de Vereadores faleceu em Aracaju

Crédito: Arquivo

Morreu às 5h da manhã desta segunda-feira (13/06), o ex Assessor de Comunicação da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso o advogado Antônio de Pádua Santos Salgado, 68 anos. Pádua como era mais conhecido estava internado no Hospital São Lucas em Aracaju-SE, desde o último dia 5 de junho.
Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, por unanimidade todos os 15 vereadores aprovaram Moção de Pesar pelo falecimento do ex Assessor de Comunicação da Câmara de Vereadores, Antônio de Pádua Santos Salgado.
Apresentando fortes dores no abdômen, Antônio de Pádua passou por alguns exames ainda em Paulo Afonso, no HNAS e na clínica Santa Mônica onde foi detectada uma obstrução no intestino e em seguida foi rapidamente transferido para Aracaju, por orientação médica.
Na capital sergipana foi medicado onde passou por vários exames e somente uma laparotomia (abertura cirúrgica da cavidade abdominal em termos populares, é a cirurgia "de barriga aberta"), a junta médica descobriu que Pádua já estava com o intestino delgado totalmente necrosado e metade do intestino grosso também necrosou.
Esta previsto que o corpo de Antônio de Pádua Santos Salgado chegue em Paulo Afonso a tarde a partir das 15hs onde será velado na Câmara Municipal de Paulo Afonso. O provável horário do sepultamento é que seja às 9hs de terça - feira,14, no Cemitério Padre Lourenço Tori no bairro Centenário.
Antônio de Pádua adotou Paulo Afonso como sua cidade de coração, tendo sido homenageado com o título de cidadão pauloafonsino.
Antônio de Pádua é graduado em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal da Bahia (1973), com título de especialização em Análises Clínicas (Bioquímica) e Banco de Sangue. Graduado em Direito pela Fundação Educacional Jayme de Altavila (2007) e pós-graduado em Direito Processual, com especialização em Metodologia do Ensino Superior, Advogado e Professor.
Tem experiência em Docência nas áreas de Ciências Biológicas e Direito. Na área de Ciências Biológicas, lecionou as disciplinas: Ciências e Matemática (ensino fundamental); Biologia, Educação Sanitária, Química e Física (ensino médio); Biologia e Metodologia do Ensino das Ciências, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, como Professor Substituto aprovado em Seleção Pública, no período de 07 de março de 1996 a 10 de agosto de 1998. Na área de Direito lecionou as disciplinas: Direito Civil, Penal, Processual Civil e Penal, Direito da Criança do Adolescente e do Idoso, Direito do Consumidor, Prática Jurídica, Políticas Públicas e Direito Internacional, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, como Professor Substituto aprovado em Seleção Pública - área de Direito, de julho de 2009 até julho de 2013.
Também foi professor dos Colégios Sete de Setembro e Carlina Barbosa de Deus e trabalhou no antigo Banco de Sangue da Chesf. Na vida pública exerceu as seguintes funções: Diretor do antigo Iapseb (hoje, o Planserv); Controlador Municipal e Assessor de Comunicação da Câmara de Vereadores e da Prefeitura, na gestão do então prefeito Paulo de Deus.
Atualmente, Pádua dividia um escritório de advocacia com o filho Rodrigo Salgado, que também é causídico, na Avenida Getúlio Vargas, no centro de Paulo Afonso.