Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

Informativo - Vereador Marquinhos

29/09/2009

Prevenção às Drogas: a responsabilidade de todos!

Assessoria do Vereador Marquinhos do Hospital

No evento ocorrido nesta sexta feira 25/09/2009, no Auditório do Memorial da Chesf, foram certificados 31 Policiais Militares no curso ofertado em Parceria com  20º. Batalhão de  Policia Militar da Bahia, o Gabinete do Vereador Marquinhos do Hospital e o Instituto Brasileiro de Defesa da Cidadania IBRADEC, sobre todas as formas de prevenir a dependência química licita ou ilícita entre nossa população mais vulnerável: nossas crianças e adolescentes.

O curso de Prevenção às Drogas e à Violência, com carga horária de 40 h/a ocorreu no período de 14 a 18 de setembro e tem como objetivo principal trabalhar de forma preventiva um problema de grave impacto social que desestrutura famílias inteiras atinge toda a sociedade e aumenta de forma assustadora as ocorrências policiais na cidade de Paulo Afonso.

Diante da realidade atual, onde a ética e os valores morais estão esquecidos, onde as famílias estão cada vez mais modificadas e os problemas sociais agravados ante a dimensão da violência, torna-se cada vez mais urgente  refletir e discutir a respeito de como conter o trafico de drogas e seus impactos na área da Segurança Pública.

A grande maioria dos seres humanos, durante a vida, faz contato com algum tipo de droga, seja ela legal ou não. O consumo vem aumentando cada vez mais cedo. O que preocupa agora é que essas drogas atingem de forma desordenada toda a sociedade sem distinção de poder econômico, idade, sexo, grau de escolaridade ou mesmo origem de família, todos estão expostos, direta ou indiretamente a situações de risco: seja como dependente ou como vítima desses dependentes que fazem uso da violência para atingir seus desvios de conduta social.

Para o Coronel Rosário, Comandante do 20º. Batalhão aqui em Paulo Afonso, essa parceria é fundamental: o tema é polemico e a responsabilidade no combate as drogas e a violência envolvem a todos nós. A Policia Militar é solicitada diuturnamente a atender ocorrências de violência doméstica, na comunidade  ou mesmo de forma generalizada em toda cidade, o problema precisa ser também repensado de forma preventiva.

Na opinião do Vereador Marquinhos do Hospital, esse problema precisa ser visto despido de preconceitos e as intervenções sociais necessitam de mais apoio da própria sociedade. Falar em drogas ainda causa constrangimentos. A dependência não é somente de adultos ou adolescentes, cada dia que passa vimos na própria mídia, reportagens onde crianças são usadas de forma desumana para facilitar o álibi dos traficantes e somente a Polícia não basta, temos que fazer nosso trabalho em conjunto: Polícia Militar,Polícia Civil,  Vereador, Família, Escola, enfim toda a sociedade, afinal todos nós estamos reféns da violência que essas drogas causam.

Segundo os especialista da área, as crianças e os adolescentes dão sinais de ingresso nas drogas com pequenos desvios nas relações sociais como  as agressões e o desamor para com o grupo social do qual fazem parte, e os adultos que estão ao lado dessas crianças ou adolescentes não conseguem distinguir esses sinais, pois se dividem entre a correria do mundo moderno e a sobrecarga de trabalho que já se instala na vida familiar. Para que o fenômeno seja compreendido em sua totalidade, e da maneira mais fidedigna possível, é necessário um olhar sistêmico, levando em conta a função dos sintomas e o que eles querem dizer, lembrando sempre que o indivíduo que é usuário de drogas não está isolado, mas pertence a vários sistemas sociais e causará problemas a todos.

Para entender como funciona o uso e dependência de drogas é essencial que se leve em conta três aspectos: características pessoais do dependente e sua história de desenvolvimento; natureza do ambiente onde se vive e as características farmacológicas da droga: tipo de droga, quantidade usada, freqüência de uso e via de administração.

Apesar de todas as campanhas no combate ao uso de drogas em todas as suas modalidades (álcool, cigarro, medicamentos e drogas ilícitas) e toda a informação a respeito de suas consequencias negativas, o numero de usuários e dependentes aumentam a cada dia, por vários fatores: A falta de limites impostos na família, a falta de cuidado da sociedade, de informações errôneas sobre as drogas e pela facilidade de acesso a todo tipo de drogas acima citadas.

Com essa capacitação, os Policiais Militares lotados no 20º. Batalhão de Polícia da Bahia, poderão trabalhar de forma preventiva, levando o adolescentes a resgatar sua auto estima e formar novos valores onde sua integridade emocional e familiar prevaleçam ante o apelo no uso de drogas.

Precisamos estar comprometidos com o bem estar social de todos nós. A melhor maneira de prevenir, diminuir ou tratar o uso de drogas é através da informação e da conscientização. A Polícia Militar trabalha de forma preventiva para assegurar maior segurança social.

Participe e faça sua parte: juntos somos capazes de minimizar todos os problemas em nosso Município.

Maiores informações:

Gabinete do Vereador Marquinhos do Hospital.

 (75) 3281-5082 ramal 232

vereadormarquinhosdohospital@gmail.com         

marquinhos@cmpa.ba.gov.br


Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850