Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

22/11/2021

Sessão Ordinária 22-11-2021

Ascom/CMPA
Crédito:
Crédito:
Crédito:

A Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) de novembro foi iniciada com a fala do Sr. Manoel Malafaia da Pastoral da AIDS, que subiu na tribuna para discutir sobre a prevenção contra essa enfermidade. Em sua fala ele destacou que dia 01 de dezembro é o dia mundial de luta contra a Aids e salienta que falar da Aids não é só falar do portador, mas também de toda uma base onde fica muito abalada com a notícia. Essa base se chama família e todos precisam de força, coragem e de uma palavra amiga e finaliza dizendo que a Aids não tem rosto, cor de pele, religião, status sociais, etnia, orientação sexual e nem idade, ela tem prevenção e tratamento.
Na ocasião o Sr. Jairo Nunes Bezerra também teve a oportunidade de expressar sobre a Aids e disse que a realidade e a situação da população que é portador do vírus é gritante e que infelizmente cada dia que passa muitas pessoas vem se infectando e é preciso conhecer mais sobre a Aids, pois ela é uma doença muito séria e não tem cura.
Ainda na tribuna, já no grande expediente o Vereador Zezinho saudou os professores presentes no Plenário da casa e disse que a situação da classe é complicada em todo país e que o Presidente é culpado por toda a situação que o brasileiro vem vivendo.
Gilmário Marinho disse que como vereador eleito, jamais será contra o povo e pedi explicação sobre o orçamento de 16 milhões e que várias categorias estão precisando desse retorno.
Marconi Daniel falou que a Câmara é o lugar que realmente vê quem está ao lado do povo e que não justifica dizer que 16 milhões de reais é para pagar na folha da secretaria da saúde. Disse que a saúde é importante e crucial, mas falta planejamento.
O vereador Jailson Oliveira desabafou falando que infelizmente algumas pessoas não tem noção do trabalho do parlamentar e que muitos tem a ideia de que não fazem nada pela população. Ele pedi para que procurem se informar e entender a verdadeira função e papel que o vereador tem no município, que assistam as sessões, vejam as redes sociais da casa e dos parlamentares, pois todos estão lutando e defendendo os interesses de toda população.
Bero do Jardim Bahia iniciou a sua fala dizendo que ser vereador é passageiro e ser secretário de educação também e que o direito do professor está sendo tirado por uma pessoa da própria categoria.
Valmir Rocha disse que o papel do vereador é fiscalizar e buscar soluções. Informou que a volta do programa ronda nos bairro em Paulo Afonso está sendo estudada e que dessa forma a criminalidade irá diminuir no município e principalmente no Bairro Tancredo Neves, um dos bairros mais afetados.
Uelington da Silva iniciou a sua fala agradecendo pela aprovação do Projeto de Lei de sua autoria, onde libera a cirurgia de miopatia, um problema onde afeta muitas mulheres no município de Paulo Afonso.
Jean Roubert falou que quem não luta pelos seus direitos não é digno dele. Disse que é professor e advogado e que senti a dor dos professores, pois ele vive a realidade do que a classe passa. Disse também que os professores se não tiverem uma boa estrutura fica difícil de trabalhar e fazer uma boa aula e finaliza dizendo: "Eu dou a minha vida por essa classe por que sou professor ".
A Vereadora Evinha Oliveira disse que lutar pelo direito da população e ser oposição é difícil e que a voz do povo vai muito mais além do que a do parlamentar. Falou que mesmo calados, a voz dos profissionais da educação fala mais alto do que a de qualquer vereador e parabeniza a todos os professores pelo percurso durante a pandemia e que a maioria da classe é composta por mulheres e afirma que entende a dificuldade de trabalhar na área tendo que lutar ainda pelos direitos de igualdade.
O vereador Leco falou que a sua vida foi dentro da sala de aula, que toda família é de professores e que jamais deixaria de ajudar a sua classe, pois ele também é um professor. Disse que precisa explicar para toda população que é preciso aprovar a Lei Orçamentária Anual e que dinheiro é diferente de orçamento e para se pagar os funcionários é preciso pedir autorização da sobra orçamentária para realizar os pagamentos dos funcionários. Disse também que a educação recebeu uma suplementação orçamentária de mais de 10 milhões para que seja afeita as ações na educação. Foi pedido a dispensa das formalidades para que a Professora Esmeralda Bezerra Patriota subisse na tribuna para falar sobre a atual situação da classe no município. Foi colocado em votação e aprovado por unanimidade e assim pôde ser aberto o espaço para a professora. Em sua fala ela disse que orçamentos e recursos da educação, são transferidos para outras secretarias e que não acontece apenas de agora, mas em outras gestões também e disse que gostaria de sensibilizar, independente da votação que se o projeto for aprovado, irá recorrer ao ministério público, mas sabe que a democracia é assim e que existe a base aliada e a oposição, mas que existe também uma responsabilidade na hora da votação.
Dando continuidade a Sessão Ordinária, foram colocados em votação os seguintes Projetos de Decretos e Projetos de Leis:
Projeto de Decreto nº 005/2021 - Dispõe sobre a outorga de título de cidadã pauloafonsina a llm.ª Senhora Andréa Cristiane Rodrigues da Silva Medeiros, e dá outras providências. De autoria da Verª. Lêda Maria Rocha Araújo Chaves.
Aprovado por Unanimidade.
Projeto de Decreto nº 006/2021 - Dispõe sobre a outorga de título de cidadã pauloafonsina a llm.ª Senhora Denice Santiago Santos do Rosário, e dá outras providências. De autoria do Ver. Uelington da Silva.
Aprovado por Unanimidade
Projeto de Decreto nº 007/2021 - Dispõe sobre a outorga de título de cidadão pauloafonsino ao llm.º Senhor Pr. Alessandro Santos Araújo, e dá outras providências. De autoria do Ver. Albério Faustino Farias.
Aprovado por Unanimidade
Projeto de Lei nº 080/2021 - Dispõe sobre o incentivo ao turismo religioso na cidade de Paulo Afonso - BA, e dá outras providências. De autoria do Ver. Gilmário Soares Silva.
Aprovado por Unanimidade
Projeto de Lei nº 083/2021 - Revoga a Lei Municipal de nº 1.443, de 10 de junho de 2020, e dá outras providências. De autoria do Chefe do Executivo Municipal.
Aprovado maioria simples por 9 a 5.
Projeto de Lei nº 090/2021 - Autoriza, o Poder Executivo Municipal, proceder, ao Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Município de Paulo Afonso, para o exercício financeiro de 2021, a abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 16.000.000,00, na forma que indica, e dá outras providências. De autoria do Chefe do Executivo Municipal.
Aprovado maioria simples por 9 a 5.

Para assistir a Sessão Ordinária na íntegra, acesse o site na página principal na TV Câmara e fique por dentro de tudo.

 

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850