Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

17/11/2021

Sessão Ordinária 17 de novembro

Ascom/CMPA
Crédito:
Crédito:
Crédito:

A Sessão Ordinária desta semana foi realizada excepcionalmente nesta quarta-feira (17) de novembro devido ao feriado da Proclamação da República na segunda-feira (15).
Foi iniciada a Sessão com uma Moção de Aplausos e congratulações a Universidade Estadual da Bahia - UNEB, de autoria do Ver. Jean Roubert Félix Netto, pela passagem dos seus 38 anos de fundação, história de inovação, compromisso com a ciência e o desenvolvimento social.
Estiveram presentes para receber a Moção a Diretora do Campus VIII - Susana Menezes Luz, os professores e ex-diretores - Edilson Alves, Erika Nunes e Fátima Lúcia dos Santos.
Na tribuna do Plenário Dr. Manoel Josefino Teixeira, alguns parlamentares usaram da palavra para expressar situações e opiniões ocorridas no município, foram eles:
Keko do Benone disse que estará sempre ajudando o povo, principalmente os menos favorecidos.
Zezinho do INPS falou que a situação do povo brasileiro está crítica e que o país precisa de uma pessoa séria no comando, pois quando existe um aumento na gasolina, acaba prejudicando todos os setores e a população é que sofre.
Gilmário Marinho disse que a população pauloafonsina vem se incomodando com algumas atitudes que a empresa Chesf vem tomando e que parece que a população vive uma ditadura e quando se fala em solução a empresa sem ausenta.
Valmir Rocha falou que é indispensável que o Programa Ronda nos Bairros retorne as ruas da cidade, pois infelizmente o município vem sofrendo com altos índices de violência, principalmente o Bairro Tancredo Neves.
Jean Roubert disse que a Chesf vem a muito tempo prejudicando a cidade de Paulo Afonso e não houve até hoje uma reação energica aos danos que a Chesf causou ao Município.
Leco destacou que quando se trata da Chesf ela beneficiou os seus funcionário no passado, mas não pensou em nenhum momento no restante da população que vivia do outro lado do muro e que hoje a empresa deve muito a população pauloafonsina e que ela tem um compromisso social enorme com o município.
Evinha Oliveira disse que tem o compromisso de dar voz a população feminina, e que na política é preciso reforçar e fortalecer as lideranças femininas para trabalhar dentro do ambiente onde a maioria é masculino.
Dando continuidade a Sessão Ordinária, foi discutido na Ordem do dia os seguintes Projetos de Leis:
Projeto de Lei Nº 059/2021 - Institui a Política de Prevenção e Combate ao Câncer de Ovário no Município de Paulo Afonso, e dá outras providências. De autoria do Ver. Uelington da Silva.
Parecer Nº 092/2021 - C.F.O.F.C. - Favorável a Tramitação
Parecer Nº 109/2021 - C.C.J.R. F. - Favorável a Aprovação
Projeto de Lei Nº 060/2021 - Institui o Programa Municipal de Equoterapia como método de reabilitação de saúde Pública para pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida e autismo no âmbito do município de Paulo Afonso, e dá outras providências. De autoria da Verª. Lêda Maria Rocha Araújo Chaves.
Parecer Nº 102/2021 - C.F.O.F.C. - Seguirá o Parecer da bC.C.J.R.F.
Parecer Nº 107/2021 - C.C.J.R. F. - Favorável a Aprovação
Projeto de Lei Nº 076/2021 - Institui no calendário oficial de eventos do Município de Paulo Afonso a Semana Municipal do Lixo Zero, e dá outras providências. De autoria da Verª. Lêda Maria Rocha Araújo Chaves.
Parecer Nº 113/2021 - C.C.J.R. F. - Favorável a Aprovação
Projeto de Lei Nº 078/2021 - Dispõe sobre denominação de Praça Edmilson Carneiro da Silva (Edmilson Buchecha), ao bem público de uso comujm do povo situado na Rua Salvador, Bairro Alves de Souza, nesta cidade, e dá outras providências. De autoria do Ver. Jean Roubert Félix Netto.
Parecer Nº 117/2021 - C.C.J.R. F. - Favorável a Aprovação
Projeto de Lei Nº 083/2021 - Revoga a Lei Municipal de nº. 1.443, de 10 de junho de 2020, e dá outras providências. De autoria do Chefe do Executivo Municipal.

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850