Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

29/04/2021

Audiência Pública!

Ascom/CMPA
Crédito:

A Audiência Pública sobre a transição da gestão do Hospital Nair Alves de Souza - HNAS, aconteceu hoje, quinta-feira (29) de abril e foi presidida pelo Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Pedro Macário Neto (DEM).
A audiência iniciou com o hino nacional e em seguida o presidente da casa passou a palavra para o Procurador Geral do Município, Dr. Igor Montalvão, que esteve representando o Prefeito Luiz Barbosa de Deus (PSD), onde em sua fala afirmou que o município de Paulo Afonso não possui verba suficiente para assumir a gestão do HNAS. O procurador falou também que medidas políticas e jurídicas foram adotadas para buscar o melhor para o hospital e toda a população que necessita dele e que continuará batalhando junto ao ministério e ao estado. Disse também que a melhor saída a curto prazo, seria terceirizar a gestão hospitalar por meio de OS.
Em seguida o secretário de saúde Adonel Gomes acrescentou que o município junto ao estado, devem unir forças para resolver essa questão, para o bem de toda a comunidade que utiliza do serviço.
O Deputado Federal Bacelar (Podemos), afirmou que é fundamental mobilizar a bancada dos 3 estados vizinhos, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, já que muitas dessas cidades da região, acabam utilizando dos serviços do Hospital.
O Deputado Federal Mário Negromonte Júnior (PP), enviou uma mensagem de vídeo dizendo: "Estamos contribuindo muito para tentar melhorar a situação do HNAS, seja com estrutura ou através de recursos. Temos debatido como será o novo modelo, pois, o governo municipal não pode manter isso sozinho e eu estou aqui para ajudar, seja com emenda ou batendo na porta do Estado e do Governo Federal".
Já o Senador Otto Alencar (PSD), enviou uma mensagem de áudio agradecendo pelo convite e se desculpando pela ausência nesta audiência pública, mas frisou que podem contar com o seu apoio no que diz respeito ao problema em questão.
Participou também o Deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB), onde em sua fala ele diz que esse é um tema de grande interesse da Bahia, interesse público, da região e social. Destacou que a saúde é essencial e cabe ao estado prover e que o cidadão tem o direito de ter acesso a uma saúde digna, de qualidade e adequada e finalizou dizendo que o HNAS é essencial por ter um caráter educativo, que é de formar pessoas.
Estiveram presentes também o Ex prefeito de Paulo Afonso Dr. Anilton Bastos, o ex vereador Mário César Galinho, o coordenador do curso de medicina Professor Sidney Leão, o representante docente da UNIVASF Professor Jhonatan França, a representante discente da UNIVASF Melina Borges, a Presidente do Conselho de Saúde Yoná Magalhães, a Diretora da UNEB Suzana, o Reitor da UNIRIOS Jackson Gomes, o Vice-Reitor da UNIRIOS Gilberto Sérgio Gomes, o Diretor Médico do HNAS Dr. Fábio Romão, o Diretor Administrativo do HNAS Audenice Nunes, o Gestor do HNAS Marcelo Amâncio e todos os 15 vereadores do município de Paulo Afonso, onde em suas falas destacaram a importância da transição da gestão do HNAS tanto para a cidade de Paulo Afonso, quanto para as cidades vizinhas localizadas nos estados de Pernambuco, Sergipe e Alagoas.
Esta Audiência Pública foi feita de forma remota, para evitar a proliferação do vírus da Covid-19 e toda população pôde acompanhar pelo canal da Câmara no YouTube, onde ficará gravada para que possam acessar e assistir novamente o vídeo na íntegra.

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850