Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

28/08/2009

Fórum de Debate sobre a violência contra a mulher é realizado na Câmara Municipal de Paulo Afonso

ASCOM / CMPA
Crédito: Cíntia Alves

Na última quinta-feira, (27), foi realizado na Câmara Municipal de Paulo Afonso, um fórum de debate que teve como tema "O  Papel da Administração Pública Municipal no Combate a Violência Contra  Mulher".

Fizeram-se presentes convidados ligados aos setores da mulher, da segurança pública, da saúde e do legislativo, além de um público significativo representando a sociedade. Compôs a mesa, a Sra. Edvalda Pereira Aroucha - Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher -, a Dra. Mirela Matos, Delegada da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM), Sra. Nancy Coelho - diretora administrativa do HNAS/CHESF - , a Asp. Ten. PM. Joelma Vasquez - representando o 20º Batalhão de Polícia Militar -, a Sra. Esmeralda Patriota -  presidente da APLB e membro do CMDM-PA - , e os vereadores Regivaldo Coriolano, Marquinhos do Hospital, Gilson Fernandes e Celso Brito.

O fórum teve como principal objetivo definir as diretrizes do Projeto de Lei - de autoria do idealizador do evento, vereador Celso Brito -  que dispõe sobre o "procedimento de notificação compulsória da violência contra a mulher atendida em serviços de urgência e emergências,  bem como na rede básica de atendimento, no âmbito do Municipal de Paulo Afonso".

Os pronunciamentos foram bastante relevantes e significativos. Ao fazer uso da palavra, a delegada Dra. Mirela Matos  revelou as estatísticas de violência contra a mulher  nos últimos dois anos, e declarou que até o primeiro semestre deste ano o índice é de 3,5 ocorrências por dia na delegacia da mulher.Segundo a delegada esse fato é assustador, uma vez que na cidade de Salvador o índice é de 3,8 ocorrências por dia.

A presidente da (CMDM- PA) Edvalda,  em seu pronunciamento falou sobre a atuação do conselho e sobre a importância da realização do fórum "essa  iniciativa do vereador Celso é  muito importante para as mulheres e naturalmente para a população de Paulo Afonso, é isso que falta, iniciativa de política pública.As políticas públicas podem muito construir para a paz, a serenidade e para o desenvolvimento  das pessoas" concluiu Valda.

O vereador Celso Brito falou sobre os benefícios que o Projeto de Lei - se aprovado - irá trazer para as mulheres que sofrem violências "essa lei irá trazer mais paz e tranqüilidade, e fará com que às políticas publicas, em defesa da mulher, sejam desenvolvidam com mais sabedoria e mais eficiência para a nossa comunidade" disse o vereador.

Ao término das discussões, os participantes do debate chegaram a conclusão, que o PL será bastante impactante, mas que se  faz necessário,   realizar  uma ampla campanha de esclarecimentos sobre esse tema para  toda a população do município.

O Projeto de Lei deve ser apresentado nas próximas sessões ordinárias da Câmara Municipal.

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850