Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

19/08/2021

Reunião para discutir sobre a Transição da Gestão do HNAS

Ascom/CMPA
Crédito:
Crédito:
Crédito:

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (18) de agosto a Audiência Pública com a Bancada Parlamentar da Bahia, para discutir sobre a Transição da Gestão do Hospital Nair Alves de Souza - HNAS, onde o Deputado Federal Bacelar conduziu a Audiência Pública.

Na oportunidade o prefeito do município Luiz de Deus, afirmou que o diálogo é importante para continuar na busca da melhor solução para o Hospital Nair Alves de Souza.

O diretor de gestão corporativa da Chesf Dr. Adriano Costa destacou que "a CHESF como companhia de geração, transmissão e comercialização de energia, não tem essa função de prestação de serviço hospitalar, embora o fizesse durante esse tempo, até que com a abertura de capital e a volta à bolsa de Nova York da Eletrobrás, houvesse toda sorte de exigência de que a companhia ficasse restrita as suas atividades, que não é prestação de serviço público hospitalar."

Na audiência o presidente da Ebserh, Oswaldo de Jesus Ferreira fala que "A transferência da gestão do HNAS à EBESERH, encontrava-se condicionada ao cumprimento de ações pelos partícipes do TC, dentre elas, a adequação da unidade para funcionamento como Hospital Universitário. Diante do descumprimento pelos demais partícipes do termo de compromisso e hoje posso dizer, existem as limitações intransponíveis que inviabilizam a Administração central da EBESERH de assumir a gestão do HNAS."

A Diretora do departamento de atenção especializada e temática do Ministério da Saúde, Drª. Maíra Batista Botelho afirma "Eu falo para o Secretário de Saúde Adonel Júnior, que estamos aqui para apoiar tecnicamente no que for necessário, para fazer avaliação da macro região, para dar todo apoio técnico à articulação com o senhor e construir esse planejamento, para que possa configurar esse hospital, onde tem problemas estruturais e a gente precisa trabalhar no planejamento para investimento e para custeio. "

O Deputado Federal Mario Negromonte Júnior diz que "o presidente da Ebserh, Oswaldo de Jesus Ferreira afirmou que gosta de cumprir com a sua palavra, então gostaria que realmente tivesse esse compromisso, que vai nos ajudar a termos aqui os 45 milhões depositados, seja na UNIVASF, seja no Governo do Estado da Bahia, seja na Prefeitura Municipal de Paulo Afonso ou em qualquer ente federado, mas que este recurso venha para quem é de direito."

O Presidente Da Câmara Municipal de Paulo Afonso Pedro Macário Neto, agradeceu a toda Bancada da Bahia, ao Prefeito Luiz de Deus, secretários e ao trabalho incansável da Comissão de Saúde na pessoa de Marcondes Daniel como vice-presidente, Relator Jean Roubert, membros Alexandro Fabiano e Evinha Oliveira. "É dessa maneira que entendo que vamos resolver o problema, pois pela terceira vez estamos em reunião tentando resolver o problema, isso prova que somos fortes, não vamos desistir e temos o mesmo objetivo que é resolver a situação do HNAS."

O vereador e vice-presidente da Comissão de Saúde Marconi Daniel falou da injustiça que Paulo Afonso e o HNAS vêm sofrendo com as falhas, seja de quem for, se do Governo Federal ou Estadual, mas que é necessário que tenha um olhar direcionado para resolver a situação do Hospital. A verª. Evinha Oliveira afirma que vê várias pessoas envolvidas na tentativa de solucionar o problema, mas que infelizmente ainda vê a responsabilidade sendo jogada de um para o outro. "A população que está sendo penalizada, entendo que tem os entraves e jurídicos, mas precisa chegar a uma conclusão." E o Ver. Paulo Tatu disse: "A nossa luta não é de agora e não podemos parar com essa luta e nem podemos perder esses 45 milhões, pois precisamos procurar um denominador comum para que seja resolvido o mais breve possível. O sonho do povo de Paulo Afonso é de que o HNAS seja transformado em Hospital Federal, portanto, contamos com esse apoio."

Participaram também o Deputado Federal Daniel Almeida, a Deputada Federal Lídice da Mata, Deputado Otto Alencar Filho, o coordenador do curso de medicina da UNIVASF Sydney Correia Leão, o secretário de Saúde Adonel Júnior, o procurador municipal Igor Montalvão e o administrador do BTN, Luiz Humberto.

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850