Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

13/08/2019

Jean Roubert apresenta PL que reconhece um dos maiores Desportistas de Paulo Afonso

Assessoria Parlamentar com informações de Antônio Galdino
Crédito: Foto: Divulgação

Apresentado em Sessão Ordinária nessa segunda-feira, 12/08, Projeto de Lei n° 50/2019, de autoria do vereador Jean Roubert, denominando de Vila Olímpica Hamilton Ferreira Leal ( Periperi), o Centro de Iniciação Esportiva - CIE, localizada no Bairro Cleriston Andrade, ao lado do Parque de Exposições. O PL segue agora para tramitação. 

Amilton Ferreira Leal, Periperi, faleceu em março desse ano, aos 92 anos, deixando
uma linda história de amor com Paulo Afonso e com o futebol.

Natural de Salvador, era torcedor do Galícia até que no começo dos anos de 1950, ele jovem goleiro, foi convidado para jogar no Vitória e ali destacou-se. Dentre as muitas vitórias com a camisa rubro-negra veio o título de campeão baiano de 1953. Mas, logo, passou a jogar pelo Fluminense de Feira de Santana e, depois, no Botafogo do Rio de Janeiro.

Periperi teve o momento áureo da sua carreira quando vestiu a camisa da Seleção Brasileira de Futebol em dois jogos realizados no Chile, contra a seleção chilena.

Há mais de 59 anos que Periperi veio morar em Paulo Afonso e aqui chegou a convite da Chesf para cuidar da Seleção de Paulo Afonso. Colaborou muito tempo para o desporto da cidade. Ingressou na empresa como escrevente, depois virou auxiliar de escritório, foi professor de educação física, auxiliar de enfermagem e se aposentou coordenando a equipe de mergulho da estatal.

Pelos relevantes serviços prestados a Paulo Afonso, notadamente ao futebol local, há muito tempo que recebeu das mãos do vereador Pedro Macário Neto, hoje presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, o título de Cidadão de Paulo Afonso aprovado pela unanimidade dos vereadores daquele Poder Legislativo.
Vídeo: https://www.facebook.com/jeanroubert/videos/607405803117726/

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850