Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

Informativo - Vereador Mario Galinho

24/10/2017

‘Se não tem alvará da vigilância sanitária, vai ter UTI?’, questiona Galinho a Guiarone, que responde ‘não’

Por REDAÇÃOPA4.COM.BR

De repente, não mais que de repente, contudo, cumpre observar: com eleições à vista, e no caso peculiar de Paulo Afonso, com um governo novíssimo, está nos anúncios que o município ganhará duas UTIs, uma no Nair Alves de Souza e outra, de responsabilidade do município, no Hospital Municipal, localizado no BTN.
É preciso dizer que há quatro anos a UPA não saiu dos tijolos. Mas agora que vão construir duas UTIs, uma UPA não significa nada mesmo, não é?
Convidado para falar em saneamento básico e saúde (Embasa), Guiarone Garibalde, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), falou bem a respeito do tema, mas escapou para os problemas da sua área de atuação.
O vereador Mário Galinho (SD) perguntou então a Guiarone, como se anuncia a construção de duas UTIs, se nem mesmo as unidades hospitalares possuem alvará de vigilância sanitária, disponibilizados pela Anvisa. Nem o hospital da Chesf, e muito menos o municipal possuem essa garantia.
Guiarone explica:
"Para ter alvará da vigilância sanitária é preciso adaptações, reformas, então como se vai instalar UTI em ambiente onde não há alvará?", respondeu Guiarone.
O presidente foi adiante e jogou uma pá de cal nas intensões do município de manter uma Unidade com recursos próprios: "A lei determina que o governo do Estado da Bahia financie a alta complexidade no município, o governo municipal, seja ele qual for, não tem condições de assumir 10 leitos de UTI, o custo é altíssimo ou será público-privado, ou será o governo do Estado da Bahia."
Por REDAÇÃOPA4.COM.BR


Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850