Informativo - Vereador Mario Galinho

18/10/2017

Mário Galinho diz que é urgente resolver o desembarque dos pacientes do TFD em Salvador

Por IVONE LIMA (PA4.COM.BR)

Há duas semanas aconteceu na Câmara Municipal de Paulo Afonso, um embaraço: tanto o vereador Bero do Jardim Bahia (PT) não abria mão da vinda de Guiarone Garibaldi, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para esta segunda 16, como o vereador Mário Galinho (SD) também queria mais uma vez aprovar um segundo requerimento para que Jânio Soares, secretário de Cultura e Esporte venha à Câmara.

Bero não abria mão de jeito nenhum, e para evitar problemas, Galinho cedeu. Então chega a dita sessão, e o vereador petista simplesmente não compareceu, viajou, assim, também não poderia estar presente Guiarone.

O curioso é que Jânio, nos dias de Copa Vela chegou a declarar que não tinha nada a esconder. Porém, não na Câmara, o secretário não mostra muita disposição em pisar.

Veja entrevista com Galinho:

Galinho, nem mel nem cabaça:
Eu pedi a melhor data, ainda fiz isso, tendo em vista que o Regimento é bem claro: oito dias após o comunicado, e eu pedi sua vinda aqui antes da Copa Vela. Se Jânio não tem nada a esconder, então por que não vem para cá?, pergunta que as pedras da rua saberiam responder.

O senhor se queixou que há muita prevaricação na Casa, explique-se melhor?
Veja bem, nós pedimos as coisas e não somos atendidos, não apenas nesse caso de Janinho, mas qualquer assunto que pedimos esclarecimentos à prefeitura; há falta de respeito com o nosso trabalho, porque aqui não é a Câmara do prefeito.

Há também problemas de ordem interna?
Ofícios e requerimentos que a gente nunca recebe, vejamos hoje: Guiarone recebeu ofício sabendo que o vereador não viria, mas nós não, então eu passo a semana inteira estudando um assunto, porque aqui eu não brinco não, e nós não fazíamos ideia. Cheguei aqui na sessão e perguntei ao presidente e ele disse: ainda não chegou, ou seja, não estão tendo o devido comprometimento com a Casa.

O senhor também pontuou a situação da vinda dos pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que agora precisam pegar o ônibus bem distante da pousada, o que está acontecendo em Salvador?
As pessoas precisam diferenciar uma coisa, volto a repetir, não se trata de passageiros. São pacientes que saem de uma cidade e são enviados para Salvador e na chegada ou na hora de vir embora precisam andar mais de 1 quilometro de distância da pousada. Tendo agora uma van que comporta no máximo 17 pessoas. Eu sei que o secretário (Ivaldo Sales Júnior) é uma pessoa esforçada, mas é preciso mais, talvez uma articulação com a prefeitura de lá para tentar colocar o ônibus mais próximo dos pacientes, é preciso uma melhor comunicação entre essas prefeituras. Agora se simplesmente chegarem lá e encontrar a desavença e deixar para lá será pior.
Por IVONE LIMA (PA4.COM.BR)