Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

17/03/2015

Presidente da Câmara, vereador Petrônio Nogueira, concede entrevista ao jornal Folha Sertaneja

Antônio Galdino
Crédito: Divulgação Vereador Petrônio Nogueira, presidente da CMPA

A Câmara Municipal de Paulo Afonso completa no dia 7 de abril, 56 anos de sua instalação neste município e vive, em 2015 o terceiro período da 14ª Legislatura, sob a presidência do vereador Petrônio José Lima Nogueira que começou como vereador ao ser eleito em 2004, iniciando seu primeiro mandato em 1º de Janeiro de 2005.

Reeleito em 2008, em Janeiro de 2009 foi convocado pelo Prefeito Anilton Bastos para ser o Secretário de Desenvolvimento Econômico, cedendo a vaga para o suplente Antônio Marcos. Em 17 de Maio de 2011 Petrônio Nogueira retornou à CMPA para concluir o seu mandato. Em 2012 foi novamente reeleito e exerce o seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Paulo Afonso Petrônio Nogueira vem da experiência do Poder Executivo onde foi Secretário de Expansão Econômica, depois Desenvolvimento Econômico, e Vice-Prefeito de Paulo Afonso.

Nesta 14ª Legislatura, iniciada em Janeiro de 2013 foi, nos dois primeiros anos, o líder da bancada de situação, de apoio ao Prefeito Anilton Bastos Pereira.

Eleito com 10 dos 15 votos dos vereadores para ser o presidente do Poder Legislativo para o biênio 2015/2016, Petrônio Nogueira recebeu em seu gabinete o diretor do jornal Folha Sertaneja para a seguinte entrevista.

Folha Sertaneja - Ao tomar posse como presidente da Câmara, o Senhor apresentou a sua equipe de assessores diretos. Que critérios foram usados para essas nomeações e que expectativas o presidente espera como resultado do trabalho desta equipe?

Petrônio Nogueira – Escolhi para trabalhar junto à presidência e nesta Casa, pessoas de minha confiança, sem deixar de lado a capacidade técnica de cada um. De cada um estaremos cobrando o comprometimento para que possamos mostrar as nossas ações com total transparência, as contas em dia, uma boa relação com a imprensa, sempre à luz da nossa constituição interna. Para isso, mantivemos na Secretaria Geral Jorge da Rocha Gonçalves e Assessoria de Comunicação Luiz Brito, conhecido por todos como Bob Charles.

Nomeamos como Consultor Jurídico o advogado Igor Montalvão. Trouxemos para a Diretoria Administrativa Antônio Bartolomeu Silva, conhecido como Professor Bastos, ex-venerável da Loja Maçônica União do São Francisco e ex-chesfiano, uma excelente referência por onde passou. Para chefiar o gabinete, trouxe Daniel Ribeiro e como Controlador Geral, convidei Pedro Gomes dos Santos, advogado e especialista nesta área. A minha expectativa é que esta equipe terá feito um excelente trabalho ao fim do meu mandato.

Folha Sertaneja – O Senhor foi eleito por exatos dois terços da Câmara em um clima em que os vereadores Antônio Alexandre e Marcondes Francisco, que eram da sua bancada, optaram em fazer oposição ao governo que o senhor defende. Como será a relação do presidente Petrônio com o grupo que lhe faz oposição?

Petrônio Nogueira – Veja bem, a disputa, os debates, as posições contrárias, são muito importantes na democracia. Estarei conduzindo os trabalhos desta Casa Legislativa como presidente da Câmara de todos os vereadores e não apenas de parte dela. E entendo como natural a posição de cada vereador. Sempre foi assim e, de minha parte e da mesa da Câmara todos teremos um tratamento igual para todos.

Folha Sertaneja – A presença da população para acompanhar as sessões da Câmara tem sido sempre muito pequena. O que o presidente Petrônio pensa fazer para atrair o público para as sessões desta Casa Legislativa?

Petrônio Nogueira – Estaremos empenhados em ser, de fato esta Casa a representante do povo que elegeu cada um dos vereadores. Estaremos recebendo aqui os representantes de associações, o cidadão pauloafonsino para ouvi-los e discutir com os senhores vereadores e com outras autoridades e instituições do município, os interesses da comunidade.

Nesse período de recesso parlamentar, a Câmara funcionou normalmente, vários vereadores estiveram recebendo seus eleitores. Eu tive a oportunidade de receber muitas pessoas, dentre elas, os funcionários da Dires que reclamavam da extinção desse órgão pelo Governo do Estado da Bahia e a subordinação desses funcionários a Juazeiro/BA. Pedimos ao procurador jurídico da Câmara para preparar um documento que foi assinado por quase todos os vereadores e encaminhado ao governo do Estado da Bahia, pedindo a revogação desse ato de extinção das Dires. O documento foi entregue por mim, nas mãos do governador, durante a sua recente visita à região para inaugurar obra no município de Glória.

Também achei oportuno acabar com a proibição de acesso à Cãmara das pessoas que aqui chegam vestindo bermuda. A Câmara é do povo e não é justo que um cidadão humilde deseje falar com um vereador e seja impedido disso porque está vestindo uma bermuda.

Folha Sertaneja – Tem se ouvido que o presidente Petrônio tem um projeto de atuação regional sobre a revitalização, melhor atenção ao rio São Francisco. Essa informação procede? Como pretende desenvolvê-la?

Petrônio Nogueira – Esta é uma informação verdadeira. Temos sim grande preocupação com a situação atual do rio São Francisco. Quase todos os municípios e localidades às suas margens jogando nele os esgotos e são mais de quinhentas localidades. E acredito que os vereadores, de Paulo Afonso e de muitos outros municípios podem juntar suas forças e conseguir envolver os deputados estaduais e federais e os senadores que atuam em sua região e formarmos assim uma grande força nesse sentido, salvar, valorizar a vida, revitalizar o rio São Francisco em toda a sua extensão.

A ideia básica passa por visitas ás câmaras de vereadores de cada cidade ou polo regional, no Alto, Médio, Sub-médio e Baixo São Francisco e ali discutirmos, com especialistas no assunto, representantes de órgãos dos governos estaduais e federal o que se pode encaminhar, através dos representantes políticos de cada região ou de programas dos governos Federal e Estaduais na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal e no Senado, para que o nosso rio São Francisco, o único totalmente brasileiro, continue sendo a razão da vida e da esperança de milhões de pessoas que vivem nas regiões ribeirinhas desse manancial, desse rico patrimônio nacional.

Folha Sertaneja – Formulando votos de profícua gestão, presidente Petrônio Nogueira, aproveito para passar às mãos de V.Exa. um exemplar do livro Angiquinho – 100 anos de História que está dividido em três partes – a história de Usina Angiquinho, construída por Delmiro Gouveia em 1913, um pouco da história e da importância da Chesf para a região Nordeste e o rio São Francisco, de múltiplas grandezas – da navegação (hoje bem comprometida), da irrigação, da matéria prima para a produção de energia elétrica e do turismo, na expectativa que este livro, escrito a quatro mãos por Antônio Galdino da Silva e João de Sousa Lima, seja útil nesse projeto que pretende desenvolver em sua gestão à frente da Câmara Municipal de Paulo Afonso.

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850