Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

05/11/2018

Irmã Leda aprova moção de repúdio a cursos de graduação na área da saúde na modalidade EaD na sua totalidade

Assessoria Parlamentar
Crédito: Assessoria Parlamentar

A vereadora Irmã Leda (PDT) que é enfermeira, aprovou nesta segunda-feira (05/11), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, uma moção de repúdio a realização de cursos de graduação na área da saúde na modalidade a distância total ou parcial EaD.
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Paulo Afonso decidiu tornar pública sua posição contrária a realização de cursos de graduação na área da saúde na modalidade a distância total ou parcial.
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) se manifestou sobre o assunto, por meio da Resolução nº 515, em junho de 2016.Irmã Leda disse que é importante a sociedade pauloafonsina ficar atenta e não permitir que sejam instalados no município cursos de graduação na área da saúde na modalidade a distância total ou parcial EaD.
"O CNS posiciona-se contrário a autorização de todo e qualquer curso de graduação da area da saúde, ministrada na modalidade Educação a Distancia (EaD), pelos prejuízos que tais cursos podem oferecer à qualidade da formação de seus profissionais, bem como pelos riscos que estes profissionais possam causar à sociedade, imediato, a médio e a longo prazo, refletindo uma formação inadequada e sem integração ensino/serviços/comunidade".
"O direito à saúde é direito fundamental de todo ser humano, assegurado pela Constituição da República Federativa do Brasil. A graduação na modalidade à distância na sua totalidade afronta a norma constitucional, pois coloca em risco potencial a saúde e a vida de cidadãos que desconhecendo a formação dos profissionais da saúde, os procuram confiantes na sua qualidade profissional".
" A saúde é direito de todos e dever do Estado garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação." ( Constituição Federal. Seção II Da Saúde Art.196.)
"Portanto, a modalidade EaD torna-se uma contradição, na medida em que não assegura quesitos fundamentais para o processo de formaçãona área da saúde. É um problema que deve ser enfrentado, dentro dos preceitos éticos, pois a vida humana é prioridade e deve estar acima de quisquer outro interesse." Pontuou a vereadora.
"A gente precisa saber que mexer com a vida humana, com a saúde das pessoas, exige de nós muita responsabilidade; cursos de enfermagem, de fisioterapia sendo feito a distância como?, se nós precisamos do paciente?, temos que estudá-lo e assim fazermos um diagnóstico mais preciso e à distância isso não é possível, então no que diz respeito a cursos EaD na área de saúde eu deixo aqui meu repúdio", argumentou Leda que, ao final da fala foi aplaudida pelos colegas.

Assessoria Parlamentar

 

 

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850