Câmara de Vereadores de Paulo Afonso - Bahia

"Todo poder emana do povo e em seu nome é exercido"

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia

05/07/2018

Presidente do Legislativo participa de apresentação do projeto Canal do Xingó

ASCOM
Crédito: Reprodução

Na manhã desta quinta-feira (5), no auditório do Memorial Chesf, em Paulo Afonso, o presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Marcondes Francisco dos Santos, acompanhado do prefeito Luiz de Deus, do Deputado Federal José Carlos Aleluia (DEM), do Diretor da Área de Infraestrutura e Desenvolvimento Integrado da Codevasf, Marco Aurélio Ayres, do Superintendente da Codevasf de Juazeiro, Elmo Nascimento, do Diretor de Operações da Chesf, Frankilin Neto,participou da cerimônia de apresentação e assinatura da ordem de serviço do Canal do Xingó, idealizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Com vazão de até 36 metros cúbicos por segundo, o Canal do Xingó, que terá origem no reservatório da Usina Hidrelétrica PA IV, em Paulo Afonso, percorrerá por gravidade os primeiros 103 quilômetros, até o município de Poço Redondo, em Sergipe, na área do perímetro de irrigação Jacaré-Curituba. De acordo com a Codevasf, o projeto vai gerar emprego e renda com a contratação de mão de obra local e o desenvolvimento de atividades que dependem da água.
Além de localidades rurais de Paulo Afonso, serão beneficiados os municípios de Santa Brígida (BA), Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória (SE). A estimativa é beneficiar mais de 70 mil pessoas com água para consumo humano, criação de animais e irrigação. As obras têm custo estimado em R$ 2,4 bilhões e serão executadas pela Codevasf.
Além do Presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Marcondes Francisco e autoridades e representantes políticos, participaram do evento secretários municipais e convidados.
ASCOM/CMPA
José Renaldo de Carvalho Silva

 

 

Câmara Municipal de Paulo Afonso - Bahia
Avenida Apolônio Sales 495 - Centro
Paulo Afonso - BA
CEP: 48601-195
Fone: (75) 3282-3850