14/06/2017

Vereadores de oposição participam de reunião com o Conselho Municipal de Saúde

Crédito: Divulgação

Os vereadores da Bancada da Oposição, Mário Galinho e Edilson do Hospital, participaram na manhã de terça, 13 de junho, de reunião com o Conselho Municipal de Saúde.
Na ocasião, foram tratados diversos assuntos de interesse público. "O Conselho Municipal de Saúde tem um papel de muita importância nas questões da saúde pública e pelo que venho acompanhando, hoje eu tenho uma grande admiração pela atuação e trabalho dessa Instituição em nosso município e um ponto importante é que o Conselho abre a oportunidade para a nossa participação e está sempre disponível a receber sugestões, criticas, elogios e todas as demais demandas.", afirma Mário Galinho.
Galinho aproveitou o momento da reunião para entregar um documento ao Presidente do Conselho. Segundo o Vereador, trata-se de um oficio que relata a sua visita à Pousada que recebe os pacientes que fazem tratamento em salvador. "Pontuei item a item do que vi lá no local que a Prefeitura chama de Pousada mas que não é pousada. É apenas um dormitório de qualidade ruim mas que, infelizmente, o paciente que não tem condições de pagar por uma hospedagem decente ou não tem amigos ou parentes na capital, tem que utilizar os precários serviços do dormitório", disse Galinho.
Continuando, Mário Galinho disse que no oficio fez constar todas as precariedades do local, como: falta de enfermeiro ou profissional de saúde, falta de uma ambulância ou veículo para atender alguma necessidade do paciente, falta de materiais básicos (como material de pronto socorro, papel higiênico, toalhas e lençóis), poucos funcionários, refeições iguais para pacientes (independente da gravidade do quadro clinico) e acompanhantes, falta de um local para o paciente se acomodar durante o dia (pois ficam em um pátio), acomodações masculinas minúsculas, sem janela e com cobertura de material zincado (portanto, muito quente na época de calor), entre outros itens. E concluiu dizendo que informou ao Conselho Municipal de Saúde que fez REQUERIMENTO ao Prefeito solicitando os contratos e aditamentos firmados entre a Prefeitura e a Pousada para que a Câmara junto com o Conselho de Saúde possam atuar em conjunto para resolver a situação.
Marcus Vinicius
markinhus05@hotmail.com